ISSN 2359-5191

04/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 25 - Educação - Escola de Educação Física e Esporte
Ronaldo não foi só marketing, afirma gerente do Corinthians

São Paulo (AUN - USP) De acordo com Caio Campos, gerente de Marketing Esportivo do Corinthians, a propaganda girou em torno da chegada de Ronaldo ao clube, mas a contratação do jogador veio da diretoria esportiva e foi aprovada por Mano Menezes. “Foi o futebol profissional que trouxe Ronaldo, nós não interferimos no futebol”.

Em palestra sobre realizada na Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP) pela EEFE Jr – Consultoria, em parceria com a revista Máquina do Esporte, ele explicou que o jogador traz sim muita publicidade para o Corinthians, mas o Departamento de Marketing não pode intervir nas decisões esportivas. “A vinda dele não foi uma estratégia de propaganda, não temos esse poder”. Ele afirmou que Ronaldo não ganhou o que estava acostumado nos grandes times europeus: “ele tinha propostas milionárias, mas quis ficar”.

Campos está no Corinthians desde antes da crise do clube, em 2007, quando o time caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e sua direção estava presente nas páginas policiais dos jornais. O foco da publicidade em Ronaldo faz parte da mudança de imagem que o gerente vem implantando junto com sua equipe desde essa data. “O Corinthians como marca é incomparável, mas o Ronaldo agregou muito”, apontou.

A campanha “Nunca vou te abandonar” foi o início da nova trajetória, que pretendia resgatar o orgulho corintiano, bastante ferido. “Era uma missão difícil, pois precisávamos blindar o futebol e promover a marca ao mesmo tempo”, explica. A idéia surgiu das arquibancadas e começou sem muitas expectativas, mas o sucesso instantâneo e o apoio de celebridades e da mídia tornaram a campanha uma referência para a torcida.

Para Caio, isso mostrou que é possível fazer dinheiro em um momento ruim, pois “Não precisamos da vitória para crescer”. Novos parceiros, patrocinadores e outras campanhas publicitárias, como o lançamento da camisa roxa, contribuíram para a melhora da imagem do clube. A mudança da administração e a saída dos dirigentes das páginas policiais também contribuíram muito para isso.

Após a contratação de Ronaldo, o site oficial do Corinthians lançou o mote 2009 Fenomenal. O planejamento do ano conta com a conquista de novos parceiros e mais patrocinadores, por causa da crise econômica. “Alguns brincam que a camisa vai virar macacão de Fórmula 1 por causa dos anúncios, e a idéia é essa mesmo”, afirmou. A imagem do Fenômeno vai ser de grande ajuda para isso, além de atrair outros grandes jogadores, que gostariam de atuar o lado dele. “Vamos capitalizar o máximo possível em cima dele, com camisas, brinquedos e outras coisas”, disse.

Até agora o planejamento parece estar sendo seguido, pois novas parcerias já foram anunciadas, e o time acaba de vencer o Campeonato Paulista 2009 invicto. “O próximo objetivo do Corinthians é que Ronaldo volte para a Copa do Mundo, para que possamos agradecer o que ele fez pelo clube e porque ele é um dos melhores centroavantes brasileiros hoje”, confessou Campos.

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