ISSN 2359-5191

06/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 27 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Astronomia sofre com erros em sua divulgação

São Paulo (AUN - USP) - A Astronomia é uma área que chama atenção e gera curiosidade, por ser vasta e se relacionar com diversos assuntos. História, Física, Geografia, Matemática, cotidiano, dentre outros temas, podem ser abordados através da Astronomia. Entretanto, esta é uma ciência que sofre com problemas de imprecisão na sua divulgação, segundo o professor Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O tema foi abordado em palestra intitulada “Astronomia: quando a informação desinforma”, realizada recentemente no Instituto de Matemática e Estatística da USP.

As formas de divulgação nas quais há um maior número de erros, segundo o palestrante, são a simplificação de assuntos complexos e o uso de metáforas inadequadas. O grande entrave da simplificação seria a falta de uma definição precisa, que causa um caos no entendimento. Uma linguagem incompatível com a científica geraria problemas de compreensão de assuntos mais complexos no futuro.

As metáforas, usadas para exemplificar casos a partir de algo cotidiano ao conhecimento da pessoa, são fundamentais, conforme Picazzio. O problema é que muitas comparações não trazem necessariamente novas informações. “É possível falar claramente introduzindo termos corretos. A linguagem metafórica torna-se ineficiente, às vezes nociva, quando se perde o conceito”, afirma o professor.

O jornalismo foi uma área identificada como das mais problemáticas na divulgação da Astronomia. Dentre os exemplos apresentados, muitos eram provenientes de grandes veículos de mídia. Buscando o interesse dos leitores, a imprensa pode exagerar nas comparações, escrevendo artigos que apenas geram caricaturas e imprecisão sobre um determinado fato.

Para evitar esse tipo de desinformação, o palestrante sugere um maior diálogo entre jornalista e cientista. Ambos precisam demonstrar respeito mútuo e arcar com as responsabilidades pela veiculação na mídia, já que o sujeito da divulgação é aquele que receberá a informação.

Outra área que sofre com as incoerências sobre a Astronomia é o ensino. Muitos professores não têm a base necessária para ensinar certos recortes temáticos, ocasionando uma cadeia de desinformação. É necessário cuidado no que vai se transmitir. “Há níveis de conhecimento a se passar. Não adianta se aprofundar muito em um assunto quando os alunos ainda carecem de conhecimentos básicos para a compreensão”, disse Picazzio.

O professor enfatizou a importância da divulgação científica como meio de ajudar a compreender o mundo. Além disso, a divulgação contribui ao próprio apoio às pesquisas, seja ele financeiro ou com novas idéias inseridas aquele debate. Segundo ele, falta no Brasil uma cultura de interesse em se expandir a divulgação das pesquisas e fatos científicos.

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