ISSN 2359-5191

20/09/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 17 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Pagar mais previne roubos

São Paulo (AUN - USP) - Melhorar a qualidade de vida dos empregados dá mais resultados do que colocar esquemas de segurança, quando a intenção é prevenir roubos. Essa é a conclusão do professor da Faculdade de Administração e Economia (FEA) da USP Claudio Felisoni.

O professor fez uma pesquisa com mais de 2400 lojas varejistas e chegou a conclusões interessantes. Uma delas é que a maior vítima dos furtos são os supermercados, que têm 1,6% de seu faturamento anual perdido. As lojas de materiais de construção também são bastante lesadas por esse tipo de perda: 0,97% de todo o dinheiro que entra.

O estudo estima que os empregados sejam responsáveis por 23,5% das perdas nas lojas varejistas – por perdas entende-se roubos e inutilização dos produtos (por expiração da data de validade, por exemplo). Clientes respondem por 36,5% dos roubos. Os empregados da empresa roubam porque ganham mal, no setor há uma alta rotatividade de funcionários e também porque conhecem bem os sistemas de segurança das lojas varejistas. Saber onde estão as câmeras de vigilância e outros aparelhos dá tanta vantagem aos empregados interessados em furtar que eles praticam até desvio de fornecimentos inteiros de produtos. Nessas ocasiões os empregados agem em conluio.

A solução para diminuir esse tipo de perda, segundo Felisoni, é investir mais no empregado e menos em tecnologia. Segundo o professor, se a empresa fizer uma boa política de salários e emprego e um bom programa de recursos humanos é certo que esses furtos diminuirão.

O estudo barrou em algumas dificuldades. A primeira é que as empresas não têm interesse em declarar suas perdas, pois isso dá a impressão de incompetência. Outro problema é que esse tipo de levantamento foi feito faz pouco tempo – só a partir da estabilização dos preços conseguida com o Plano Real, em 1994, é que as empresas começaram a pensar em perdas.

O estudo foi patrocinado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR), que está vinculado à Fundação Instituto de Administração (FIA), que por sua vez é parte da FEA.

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