São Paulo (AUN - USP) - A Internet tem grande influência na decisão de compra dos consumidores, mesmo que estes não efetuem a compra online. Essa é uma característica que pode ser aproveitada para o desenvolvimento de novos negócios, novos sites, novas ferramentas que dêem suporte ao consumidor no processo de comparação, escolha, compra, troca e reclamações. Foi o que explicou Rodrigo Borges, ex-aluno da Escola Politécnica da USP (Poli) e sócio-fundador da BuscaPé.com Inc., em palestra na Poli, “Para ter um bom desempenho na Internet, inicialmente não é preciso se preocupar em vender online e, sim, em ter uma presença online”.
A Buscapé.com Inc é proprietária de vários sites que tem como missão “auxiliar os consumidores a realizar decisão de compra de qualquer produto, sempre”. A ideia de criar o primeiro site da empresa surgiu relacionada a uma necessidade. Em 1998, Rodrigo estava procurando por uma impressora na Internet, mas não encontrou site algum que pudesse auxiliá-lo em sua compra. Percebeu então a necessidade de uma ferramenta que cumprisse esse papel e não teve medo de investir nessa ideia.
Para ter um empreendimento digital de sucesso é necessário entender o que acontece no site, como caminha o olhar do usuário, onde estão localizados os problemas. Precisa-se ainda aprender a evitar fraudes e, só então, deve-se divulgar o site. A divulgação pode ser realizada, por exemplo, em sites de busca, em forma de publicidade em sites com conteúdo relacionado ou em redes de relacionamento, “É essencial divulgar, estar sempre apontando o site”, aconselhou Rodrigo.
O empreendedor tem como diferencial sempre correr um risco alto, o que possibilita um retorno também alto. As principais fontes de receita possíveis na Internet são assinatura, publicidade, taxa por transação, venda de unidade, licenciamento para outras empresas e países e divisão de receita por direcionamento para outros sites. Mas é importante não se deslumbrar com projeções muito otimistas, já que o mercado digital é muito volúvel. “Quando você tem uma empresa digital não pode ficar parado. Tem que estar constantemente atualizando, ajustando, melhorando. O mercado está em constante evolução, novas tecnologias vão surgindo. Não existe um topo. E essa é a nossa motivação.”, concluiu Rodrigo.