São Paulo (AUN - USP) - A ginástica na Educação Física na Infância será tema de um curso promovido pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE–USP) durante o mês de outubro. Ministrado pela professora Myrian Nunomura, do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano, o evento ocorrerá nas quartas-feiras, ou seja, dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 18 às 21 horas, na própria Faculdade.
Mais do que apenas capacitar os profissionais para o ensino de tal atividade física para a infância, o curso pretende apresentar as grandes vantagens que a prática da ginástica traz em fase tão importante do desenvolvimento humano. Para indivíduos de zero a 6 anos, especialmente de 4 a 6, esta atividade física é, de maneira geral, mais indicada do que o esporte coletivo.
De acordo com a professora, uma das principais características que o praticante desenvolve através da ginástica é o domínio maior de seu próprio corpo. Além disso, a ginástica também trabalha a relação do corpo com os objetos ao seu redor e com outros indivíduos. Tais trabalhos são fundamentais para a criança, em fase de desenvolvimento do equilíbrio, da coordenação motora, da noção espacial, entre outros elementos. Dessa maneira, a ginástica trabalha já na infância os movimentos que serão, na idade adulta, naturais do próprio corpo, imputando-lhes maior coordenação e uma seqüência lógica. E esse domínio é essencial para o indivíduo, seja na prática de esporte coletivo, seja na vida cotidiana.
A ginástica para crianças, no entanto, difere essencialmente da atividade dos adultos. Para adequar-se às suas funções, a ginástica para a infância deve afastar-se do seu perfil de modalidade esportiva. Nesta situação, tal atividade física deve ser tratada mais como uma experimentação, como uma brincadeira. Trata-se apenas do uso dos aparelhos de ginástica para desenvolvimento de capacidades físicas ou motoras das crianças.
Além disso, a ginástica para crianças não tem manifestações tão diferentes como a para adultos, que pode variar desde a ginástica acrobática até a de academia. Na infância, a atividade deve apresentar um panorama geral, sem elitizações ou especificações. Dessa maneira, a ginástica pode ser adequada às necessidades de cada criança, sem perder seu conteúdo e sua função psicomotora. Pode ser chamada de uma espécie de ginástica de formação, ou, numa tradução da terminologia norte-americana, de ginástica educacional.
Além de ser tema deste curso, o universo da ginástica também é discutido em um Grupo de Estudos. Este grupo realiza reuniões todas as segundas, das 9 às 11h30, na própria Faculdade e está aberto para profissionais que desenvolvam projetos na área e interessados em geral. Um dos principais projetos desenvolvidos pelo grupo envolve a capacitação dos professores dos Núcleos de Ação Educativa da Prefeitura de São Paulo, os NAEs, para o ensino de ginástica para crianças. Interessados podem entrar em contato através do e-mail da professora Myrian, coordenadora do grupo: mnunomur@usp.br.
Para mais informações sobre o curso “A Ginástica na Educação Física na Infância”, basta acessar o site http://www.usp.br/eef/cursos/ ou ligar para o Serviço de Cultura & Extensão da Faculdade , no telefone (11) 3091 3182.