São Paulo (AUN - USP) - O charme é a característica mais importante para um homem que procura uma companheira. É o que constatou uma pesquisa realizada pelo professor Ailton Amélio da Silva, do Instituto de Psicologia da USP. Ter charme é mais importante que ser bonito ou ser inteligente e provoca uma ótima primeira impressão na hora da paquera.
Mas o que faz uma pessoa ser charmosa? O professor explica que isso não é simples, porque envolve fatores sutis e muito particulares. Em primeiro lugar, a pessoa tem que ser feliz com seu corpo e com seu modo de vida. Além disso, para ser charmosa, ela tem que colorir com sentimentos tudo o que fala e ser sensível às reações das pessoas, mas sem se preocupar em agradar o tempo todo. Com seu comportamento, o charmoso transforma as pessoas ao seu redor e alegra os ambientes que frequenta. Além disso, ele é sempre preocupado com a aparência e muito bem cuidado.
Segundo Ailton, quando o charme funciona, a boa imagem que ele gera é um bom começo para o início de um relacionamento amoroso. Quando fica interessado, o parceiro emite sinais de interesse. Existem mais de 100 sinais para demonstrar interesse em outra pessoa. O professor cita alguns dos sinais clássicos emitidos, como: orientar o corpo na direção do outro, tentativas de se aproximar, puxar assunto, concordar com tudo que a pessoa diz, mudar de comportamento e até mudar a voz na presença do outro. Essas demonstrações valem para os dois sexos e, no caso específico das mulheres, é comum vê-las mexer nos cabelos enquanto interagem com um homem que despertou seu interessante.
É importante lembrar que os tímidos têm dificuldade para demonstrar seus sentimentos e, na maioria das vezes, não emitem nenhum tipo de sinal quando estão atraídos por outra pessoa. Ailton afirma que aproximadamente metade da população é tímida, o que torna os sinais pouco úteis para o reconhecimento de interesse. A timidez dificulta também na hora da aproximação, um problema maior para os homens, que ainda têm a responsabilidade pelo primeiro contato na busca por uma companhia.
Apesar disso, o professor lembra que, em muitos casos, ser tímido é um traço que combinado com outros aspectos da personalidade pode colaborar para o charme e, assim, acabar virando um aliado na hora da conquista.