São Paulo (AUN - USP) - A falta de aulas práticas é, certamente, um dos maiores problemas enfrentados pelas escolas brasileiras, sobretudo as de menor porte. Isto se deve, em grande parte, à insuficiência de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos para realização de experimentos. Para resolver esse problema, uma das alternativas utilizadas é o uso de laboratórios virtuais, como o do Laboratório de Microeletrônica da Escola Politécnica. Nascido da iniciativa do Grupo de Sistemas Integráveis e Micro-sistemas, este laboratório permite a condução e o controle remoto de experimentos reais, via Internet, portanto de qualquer lugar do mundo. O endereço para acesso é o http://labvirtual.lme.usp.br.
Segundo o professor Francisco Javier Ramirez-Fernandez, responsável pela iniciativa, o slogan do projeto é “se você não pode ir ao laboratório, nós levamos o laboratório a você”. O acesso a um ambiente experimental virtual que gera resultados concretos pode ser uma boa alternativa para as escolas, principalmente as técnicas, que necessitam de um maior número de aulas práticas para seus alunos. Essas escolas normalmente têm limitações para manter um acervo instrumental atualizado, devido a grande velocidade com que aparelhos eletrônicos tornam-se obsoletos nos dias de hoje.
Um bom exemplo da utilização do Laboratório Remoto é o dos alunos de Física da USP, que, em conjunto com o Laboratório de Microeletrônica, desenvolveram projeto de Física Experimental com os experimentos virtuais. Os resultados podem ser obtidos no site www.petecca.cjb.net. Laboratórios Virtuais como esse também são freqüentemente utilizados no monitoramento ambiental e, inclusive, por entidades como a NASA.
A Internet como mediadora do processo evidencia o desenvolvimento da chamada educação à distância, que, em determinados casos, pode ser extremamente vantajosa tanto para professores quanto para alunos.