ISSN 2359-5191

04/10/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 19 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
Internet atuará na manutenção de veículos automotivos

São Paulo (AUN - USP) - A possibilidade de se alterar os dados de configuração de um veículo sem qualquer contato físico já é algo surpreendente. Agora, imagine fazer isso de qualquer lugar do mundo, com o uso apenas da Internet, por meio de monitoramento remoto. Pois essa é parte da tese de doutorado de Clinton Pereira, da empresa T-Systems, realizada em conjunto com o Grupo de Sistemas Integráveis e Micro-sistemas da Escola Politécnica. “A principal aplicação desse tipo de solução é a de permitir a monitoração do funcionamento correto do veículo remotamente, independente de onde ele esteja localizado no mundo.”, afirma Clinton, que trabalha vinculado à Daimler Chysler do Brasil.

Tais inovações só são possíveis graças aos chamados sistemas embarcados, que já existem na maioria dos veículos, em maior ou menor quantidade. O sistema embarcado é um conjunto de hardware e software que funciona simultaneamente, da mesma maneira que um computador doméstico. Exemplos comuns de sistemas assim são os freios ABS e a injeção eletrônica dos automóveis. “Hoje em dia, em termos de indústria automobilística ou de qualquer outro setor, a parte física dos produtos tendem a ter pouca variação, tornando-se padrão. O que personalizará tais produtos serão os softwares que os controlarão”, explica o professor Francisco Javier Ramirez, da Escola Politécnica. Desse modo, dois carros do tipo 1.0 de um mesmo fabricante, mas de modelos diferentes, usarão a mesma parte física, variando apenas no software.

Através da internet, pelo uso de satélites, o que se fará é a alteração das configurações da parte software dos sistemas embarcados. Desta maneira, procedimentos de saneamento do veículo serão mais facilmente executados pelas mecânicas ou concessionárias. Também diminuirá o estoque de peças, visto que uma única peça de hardware poderá ser programada em múltiplas variantes, em função apenas do software.

Segundo o professor Francisco Javier Ramirez, “muitos veículos já contam com uma identificação própria, como se fosse um RG.” Assim, cada veículo possui suas próprias características, mesmo que em pequenas variâncias. Com o novo projeto, tais características poderão se modificar, de modo que se adaptem ao condutor e às condições físicas do terreno percorrido. O motorista que mora em São Paulo e for, por exemplo, para o sul do Brasil, poderá alterar as configurações de seu veículo para que este se adapte aos muitos vales da região. Isso evita possíveis desgastes desnecessários e aumenta a vida útil do produto.

No entanto, não seria mais fácil possibilitar o acesso ao software do veículo através de algum dispositivo presente nele mesmo? “São dois problemas”, responde Clinton Pereira. O primeiro está na necessidade de atualização do software no momento em que se for fazer a manutenção do veículo. O segundo, na dificuldade para a concessionária garantir que esta atualização seja realmente a destinada para o tal veículo, já que cada montadora produz várias centenas de veículos diariamente, sendo que os de alto luxo possuem muitos módulos eletrônicos, cada qual com um software específico, fazendo com o que o número de combinações seja grande demais.

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