São Paulo (AUN - USP) - Um grupo de professores e alunos da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) está desenvolvendo uma ampla pesquisa sobre a prática da atividade física por idosos. O grupo, chamado de Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Física para Idosos (GREFI), é vinculado ao Laboratório de Pedagogia do Movimento Humano (LAPEM) e coordenado pela professora Silene Sumire Okuma, do Departamento de Pedagogia do Movimento Humano da Faculdade.
A intenção da pesquisa, de acordo com a coordenadora do grupo, é abordar um aspecto novo nos estudos relativos à prática da atividade física por idosos. A pesquisa não analisa diretamente os muitos efeitos benéficos da atividade física, mas concentra-se nos métodos de ensino para esta determinada idade. Por tratar-se de estudo inovador, ainda não há resultados definitivos sobre as diferenças entre os métodos a serem adotados para o ensino para o adulto e o para o idoso. De acordo com a professora, no entanto, já estão sendo delimitadas as primeiras nuances que devem caracterizar o trabalho com estes diferentes grupos etários.
O grupo desenvolve suas atividades em duas frentes, através de diferentes abordagens. A primeira frente ocorre através do Curso de Educação Física para Idosos (CEFI). Tal curso conta com a participação direta dos alunos de graduação, que ministram aulas semanais para idosos da comunidade da Universidade, supervisionados por professores da Faculdade. Tem como principal função o estímulo à prática de atividade física na terceira idade e a manutenção do idoso como fisicamente ativo.
Em uma segunda frente, o grupo desenvolve a pesquisa de forma mais direta, também através de um programa educacional diferenciado. O programa didático, chamado de Programa Autonomia para a Atividade Física (PAAF), alia aulas teóricas e práticas, e é dirigido diretamente aos idosos. Com duração de quinze meses, busca ensinar diretamente à terceira idade, dotando-a, através desse conhecimento, de autonomia para a prática de sua atividade física, sem a necessidade da supervisão constante. É nessa frente que a pesquisa sobre os métodos de ensino se desenvolve com mais intensidade. Principalmente através da análise dos métodos didáticos aplicados na prática e da evolução das capacidades físicas e motoras e de aspectos psicológicos e de aprendizagem dos integrantes do programa.