São Paulo (AUN - USP) - Direitos Humanos serão o tema de especialização da Faculdade de Direito da USP em 2003. Hoje, os Direitos Humanos estão no topo da agenda dos grupos interessados em um desenvolvimento voltado para a valorização da vida, nesses tempos de globalização baseada em relações comerciais e formação de grandes conglomerados econômicos. Numa atmosfera em que primeiro se fazem grandes mudanças e depois se observam suas conseqüências, a ação desses grupos se mostra importante no resgate do significado das relações humanas.
Na lista dessas organizações está o Centro de Direitos Humanos (CDH), fundado por estudantes da Faculdade de Direito e com sede na própria Faculdade, que apresentou a proposta de se criar uma pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos e se propôs a fazer as funções secretariais para sua realização. O curso será interdisciplinar, atendendo as áreas de Direito Internacional, Relações Internacionais e Educação, entre outras.
Entre os nomes de docentes que ministrarão aulas para o curso estão Dalmo Dallari, Enrique Levandowski, Fabio Comparato, Flávio Piovesan, José Sérgio de Carvalho, Maria Paula Dallari Bucci e Maria Victoria Benevides, professores da São Francisco que têm trabalhado com as questões dos Direitos Humanos.
A especialização terá duração de um ano letivo, tendo seu início em fevereiro de 2003. Os encontros dos participantes acontecerão duas vezes por semana, no período noturno, na sede da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, em São Paulo.
Um pouco redundante, mas válido de ressaltar numa época em que Fundações dentro da Universidade de São Paulo mantêm diferentes sistemas de cursos, é que esta especialização será gratuita. Os custos serão inteiramente patrocinados pela Fundação Ford.
Mais informações podem ser obtidas com Fernanda Oliveira, estudante do último ano de Direito na Faculdade e integrante do CDH, pelo e-mail fernanda.oliveira@cdh.org.br.