São Paulo (AUN - USP) - Curso de verão sobre meteorologia estará disponível na USP aos professores de Ensino Médio. Ele será realizado no mês de janeiro de 2010, pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas (IAG/USP). Esse será o primeiro curso sobre o tema na universidade que é destinado aos professores de escolas.
As professoras Márcia Akemi Yamasoe e Rita Yuri Ynoue são as responsáveis pelo projeto, que também darão as aulas. Com o curso, as docentes visam a transmitir conceitos básicos aos professores do Ensino Médio de um tema freqüente no cotidiano das pessoas, que é a meteorologia. Apesar da importância do campo de estudo, Rita observa que muitas vezes os professores não têm um conhecimento adequado do tema: “Acho que é um público que tem uma carência enorme com relação à meteorologia”.
A professora exemplifica essa carência relatando sobre alunos que ingressam no Ensino Superior sem conhecer alguns conceitos fundamentais. “A gente tem visto os alunos vindo com alguns conceitos equivocados. Por exemplo, (quando dizem) que o verão aqui no Brasil é no mês de janeiro porque é quando a Terra está mais perto do Sol, e o inverno acontece de julho porque a Terra está mais longe do Sol. Esse conceito está errado, pois, na verdade, tem haver com a inclinação do eixo de rotação da Terra com relação à órbita”. Dessa forma, as duas docentes procuram também complementar a formação dos professores para preparar melhor os alunos que ingressam nas faculdades. Além disso, o curso procura incentivar um processo de ensino interdisciplinar nas escolas, apresentando novas abordagens para o ensino de meteorologia, como medidas experimentais de temperatura e suas aplicações em Matemática, Física, Química, Biologia e Geografia. Logo, o curso será destinado a professores de diferentes áreas, com preferência às ciências exatas e biológicas.
Entre os assuntos que serão abordados no curso, estão: temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica, radiação, efeito estufa, utilização de satélites e outros. A variedade de assuntos ganha mais importância com a sua atualidade nos debates que envolvem conhecimentos da área. Como destaca a professora Rita, o campo de estudo dos processos atmosféricos merece ainda mais destaque hoje com a discussão das mudanças climáticas.
Projeto e inspiração
O curso foi idealizado pelas professoras Rita e Márcia, que conversaram entre si sobre a possibilidade de um curso que complementasse a formação dos professores do Ensino Médio. Rita diz que, antes de falar com sua companheira, ela teve duas experiências que serviram de inspiração. Ela relata que antes dava aula na USP Leste, no curso de Ciências da Natureza, no qual participou do Projeto Bem Estar (ver site: http://www.uspleste.usp.br/pbe/pbe/index2.htm). No curso de extensão, a professora teve sua primeira experiência com os professores do ensino público.
Quanto à base do material que será dado no curso do IAG advém da experiência que a professora teve em curso de extensão do Instituto de Física da USP (IFUSP). Dado nos meses de maio e junho deste ano, o curso foi mais precisamente uma disciplina dada aos alunos do instituto com o intuito de fornecer-lhes uma visão do ensino de ciências da Terra. Vários assuntos que foram abordados na disciplina também serão dados no curso de verão do IAG, mas com uma linguagem mais acessível aos professores do Ensino Médio.
Sobre o interesse dos professores nesses cursos, Rita disse que eles gostam de participar deles e se sentem satisfeitos após seu término. Em suas experiências, Rita relata que independente da formação que tiveram, todos os professores se dedicam bastante nos cursos. Uma das únicas reclamações que os professores fazem recai sobre a fraca divulgação.
Ao falar da escolha de dar o curso para os professores do Ensino Médio, a docente explica que tem mais experiências com esses do que com alunos das escolas. Para Rita, lhe parece mais fácil se comunicar com os professores no que se refere a lidar com alguns termos e gráficos.Ademais, ao proporcionar o curso aos professores, eles passarão o conhecimento que obtiveram para um público bem maior. Por isso, essa primeira versão do curso não estará disponível aos alunos.
No entanto, a meta é possibilitar um curso aberto aos estudantes do Ensino Médio. “A nossa intenção é, primeiro, partir para alunos do Ensino Médio, trazê-los aqui para o IAG para eles verem que Meteorologia é uma coisa muito bacana, que nós podemos discutir isso no dia-a-dia. E também queremos abrir para o público geral. Mas, como somos poucos, também temos que ir aos poucos”, afirma Rita sobre suas expectativas para futuras versões do curso.
Informações gerais
As aulas serão dadas do dia 18 a 22 de janeiro e o horário delas vai das 9h às 17h30. A grade horária inclui nove aulas teóricas, aplicação de conteúdos com medição de temperaturas e visita a estação meteorológica Cientec, que fica no Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Para as medições de temperatura, será dado um termômetro para cada professor. Com os termômetros e outros gastos, prevê-se um custo total de R$ 1620,00 para a faculdade, visto que o curso será gratuito.
O curso possui 30 vagas abertas aos professores do Ensino Médio. Apesar da preferência dada aos professores da rede pública, o curso também estará disponível para quem dá aula nas escolas particulares. O período de inscrição já iniciou e estará aberto até o dia 11 de dezembro. Os interessados podem se dirigir diretamente ao IAG (Campus Butantã, Rua do Matão, 1226), entre 9 e 11 horas e das 13 às 16 horas, ou podem enviar ficha de inscrição preenchida (pegar no site do IAG: http://www.iag.usp.br/) por correio. Além da preferência dada aos professores da rede pública, os inscritos serão selecionados pela ordem de chegada.