ISSN 2359-5191

04/02/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 102 - Educação - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Países latinos buscam maior integração na educação física

São Paulo (AUN - USP) - Professores de diversos países da América Latina sugerem a criação de um centro de informações a respeito de cursos de educação física para unir todas as universidades do continente. A proposta é pensar em um plano comum, tanto na graduação quanto na pós-graduação, para integrar instituições que hoje têm pouco contato.

A ideia central do projeto é mobilizar estudantes e docentes para divulgar informações em um único site para que uma universidade tenha conhecimento das pesquisas realizadas em outros países. O principal meio para canalizar informações seria a internet, onde seriam publicadas pesquisas sem hierarquia entre universidades para que se conhecessem desde a instituição às características do curso. Além disso, alguns professores defendem a publicação em periódicos de cada instituição com o intuito de expandir as fronteiras entre cursos distintos.

Para o professor Dante De Rose Junior, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste, é difícil discutir grades de graduação porque os cursos são muito diferentes. “A importância de uma rede de informações é possibilitar que os alunos de diferentes países indiquem áreas de interesse a debater, com o conhecimento de pesquisas realizadas na América Latina”, afirma. Para ele, também seria importante que alunos soubessem como atividade física, sedentarismo e obesidade, por exemplo, são tratados em outros países.

Na pós-graduação, o desafio é criar uma rede diferente das que existem, que não facilitam a troca de informação. O que deve unir os países é a produção de conhecimento focada no âmbito social, pois assim seria viável a aproximação entre os países da América Latina que têm realidades semelhantes. Algumas das dificuldades na integração entre cursos são os incentivos públicos e nomenclaturas diferentes, que confundem os leigos. O Brasil é um dos poucos países que tem apoio do governo para investir em pós-graduação. Além disso, uma formação de licenciatura no país tem significado diferente de um licenciado em La Plata, por exemplo.

Próximos debates
A presidente do Fórum Latino Americano de Educação Física e Esporte, a professora Kátia Rubio, explica as dificuldades para estabelecer contato com os outros países e destaca a importância da primeira realização do debate. “Há uma carência imensa de informações sobre as universidades de uma forma geral. O primeiro objetivo do fórum é pensar e promover educação física e esporte na América Latina no sentido de aproximar os países”, enfatiza.

O Fórum foi realizado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e contou com docentes de países como Chile, Colômbia, México, Costa Rica e El Salvador. Entre as universidades nacionais, marcaram presença USP – São Paulo, Ribeirão Preto e EACH-USP Leste –, Unesp – Bauru, Rio Claro e Presidente Prudente – e Unicamp. Os participantes destacaram a importância da discussão e já sugeriram a criação de um fórum permanente na América Latina e uma possível rotação entre as sedes do encontro.

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