São Paulo (AUN - USP) - Após pouco mais de um ano do acordo de patrocínio entre Samsung e Palmeiras, os resultados atingidos pela marca coreana em termos de exposição e visibilidade demonstram a eficiência do investimento no marketing esportivo. Em palestra realizada na Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE-USP) pela EEFE Jr – Consultoria, em parceria com a revista Máquina do Esporte, o gerente de marketing esportivo da Samsung, David Grinberg, explicou estratégias e mostrou os benefícios alcançados pela empresa ao patrocinar o time de futebol.
O contrato, que prevê a exposição da marca nas camisas e material esportivo do clube por três anos, foi fechado em janeiro do ano passado. Desde então a Samsung só aumentou sua visibilidade e alcançou a posição de terceiro patrocinador com a maior exposição do futebol brasileiro. A parceria proporcionou a presença da marca na mídia em todos os dias durante o ano de 2009, além 61 horas de exposição na televisão e uma exibição equivalente a 53 páginas de jornal. Projeções calculam um valor de R$ 105 milhões de reais em Advertising Value Equivalency (AVE), basicamente a estimativa do valor que seria gasto em publicidade equivalente à divulgação proporcionada pelo clube no ano passado.
Segundo David Grinberg, “há sucesso em se patrocinar times de futebol”. Em um ano a Samsung atingiu seus objetivos de alavancar o conhecimento da marca entre os consumidores, que entrava em decadência, e reforçar sua imagem e familiaridade com o esporte. Enquanto em 2008 a Samsung era conhecida por cerca de 35% dos pesquisados, um ano mais tarde o número saltou pra 45%.
Para o futuro, a idéia é manter a atual estratégia, ampliando e investindo em ações simples e efetivas. “Não queremos inventar a roda”, explica Grinberg. As ações de marketing incluem diversos pontos e são realizadas de maneira integrada. Uma delas, por exemplo, é a realização de eventos e promoções que aliam exibição da marca e relacionamento com o público, como foi no caso do lançamento da nova camisa azul e branca do Palmeiras em 2009. A experiência nos camarotes e setores da torcida exclusivos para a Samsung é outra ação que já foi utilizada com sucesso e tende a ser ampliada.
O projeto também se utiliza de uma comunicação visual com mais de 40 propriedades ligadas ao Palmeiras, utilizadas de diversas maneiras para a divulgação da marca. Outra preocupação crescente é com o relacionamento on-line. Hoje a equipe de marketing trabalha com um Twitter voltado para as ações esportivas incentivadas pela Samsung.
A escolha do Palmeiras como parceiro também é parte da estratégia. O clube se mostrou como uma boa alternativa pela sua imagem histórica de grande time e a localização na cidade de São Paulo, o mais importante foco consumidor do país. Além disso, conta com aproximadamente 14 milhões de torcedores em todo o Brasil e é um dos clubes grandes com umas das menores taxas de rejeição. É de 11%, três vezes menor que a rejeição pelo São Paulo, por exemplo.