ISSN 2359-5191

04/05/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 11 - Meio Ambiente - Instituto de Biociências
Curso de Botânica na USP aborda laboratório construído com sucata

São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Biociências da USP está promovendo o curso de extensão universitária “O Laboratório no Ensino da Botânica”. Esta frase assustaria a maioria dos professores do ensino fundamental e médio da rede pública, que não têm recursos ou um laboratório de qualidade e imaginam que a USP é inacessível e distante de sua realidade.

Foi considerando esse panorama que o curso, gratuito, foi criado. Acontecerá todas as 3as feiras, das 18h30 às 21h30, do dia 4 de maio ao dia 6 de julho. As inscrições vão até o dia 30 de abril. O intuito é dar ideias para “aulas didáticas com ferramentas educacionais diferentes, com material alternativo de baixo custo”, define a professora Fungyi Chow, uma das organizadoras do curso, junto com a professora Deborah Santos. O projeto nasceu da visão de que a USP, como universidade pública, tem um papel social a cumprir e deve contribuir com o ensino e a cidadania.

Elas pretendem desmistificar o conceito de “laboratório”. Muitas vezes, não são necessários equipamentos complexos; também é possível experimentar com sucata. O curso contém algumas indicações de aulas ao ar livre, observando a natureza. A lição pode ser passada em uma feira, examinando batatas, cenouras e rabanetes. Uma turma fez uma extração de DNA, com copo de requeijão fazendo as vezes de Becker, detergente como solvente químico, meia garrafa pet como funil. “E funciona perfeitamente”, garante Chow.

Voltado aos professores de ensino fundamental e médio, a professora observa que o curso “mudou a visão dos professores do ensino de Botânica e a valorização deles mesmos”. Alguns compareceram a três ou quatro módulos, anuais. Colaboram diversos docentes do Instituto de Biociências e alunos de graduação e pós-graduação dão aula. A Comissão de Cultura e Extensão colabora com a papelaria e a divulgação.

Esta é a primeira edição desse curso, mas outros dois já foram ministrados com o mesmo conceito. “Propostas para o ensino de Botânica” e “A Botânica no Cotidiano” tiveram algumas edições, mas as organizadoras tentam sempre renovar a didática. Claudia Furlan, atualmente colaboradora, coordenou uma das edições.

Inscrições: de 5 a 30/4, no telefone 3091-8088 ou 3091-7538. Documentos para inscrição: cópias do RG, CPF e comprovante como professor ativo de ciências e/ou biologia (holerite/declaração da escola).

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br