ISSN 2359-5191

18/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 34 - Educação - Escola de Educação Física e Esporte
Escola de Educação Física e Esporte da USP realiza Festival de Natação

São Paulo (AUN - USP) - O Festival USP de Natação, uma realização do Curso de Natação para Crianças do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE – USP), com apoio da EEFUSP Junior Consultoria, acontecerá no dia 19 de junho de 2010. O evento ocorrerá na própria piscina da EEFE, localizada na Av. Prof. Mello Moraes 65, na Cidade Universitária, Butantã, e terá início a partir das 8h30, com previsão de duração de cerca de três horas.

O conjunto de competidores será formado por os alunos do Curso Comunitário de Natação da EEFEUSP e mais entidades especialmente convidadas, estendendo-se também para demais interessados entre 8 e 17 anos, desde que não sejam federados. O festival tem claramente uma proposta de incentivo ao esporte e combate à competitividade. Seu objetivo é incentivar uma atuação prazerosa e a motivação de todos os nadadores. A participação é descompromissada de grandes resultados, sendo necessária apenas uma boa conclusão das provas pelo nadador.

A premiação caminha nesse mesmo sentido, sendo que todos os participantes receberão uma medalha por prova nadada. A medalha poderá ser de ouro, prata ou bronze, premiando o resultado do nadador com base no seu tempo e de acordo com uma tabela preestabelecida de índices. O intuito da premiação, que geralmente premia apenas os primeiros colocados, é estimular o atleta a superar seus próprios limites e dificuldades, descaracterizando o confronto direto com outros participantes. No caso da prova de revezamento, as equipes que atingirem primeira e segunda colocação receberão, respectivamente, medalhas de ouro e prata para cada um dos atletas e todos os demais participantes ganharão medalhas de bronze. Todos receberão ainda certificados de participação e será oferecido um troféu de participação para cada instituição convidada, além de que durante as provas haverá ainda sorteio de brindes para os atletas presentes. Havendo quebra de recorde em qualquer das provas, o verso do certificado receberá um carimbo para registrar a marca.

As provas variam entre as modalidades de nado Borboleta, Costas e Livre, de 50 ou 25 metros, sendo ainda divididas entre masculino e feminino. As regras serão basicamente as oficiais, no entanto com alguns critérios mais tolerantes e adaptados ao caráter do festival e às características dos competidores. As provas serão realizadas no sentido longitudinal da piscina da EEFE. Segundo o regulamento, todos os inscritos deverão nadar no mínimo as provas de Costas e Livre, sendo o nado Borboleta facultativo e apenas oferecido aos participantes de idade entre 10 e 17 anos. As equipes de revezamento deverão obrigatoriamente ser formadas por duas meninas e dois meninos de até 17 anos, sendo possível que cada entidade inscrever até duas equipes.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br