São Paulo (AUN - USP) - Foi instalada uma Estação de Tratamento de Esgoto no Campus Leste (EACH) da USP. A construção desta estação faz parte do projeto Campus Sustentável da Coordenadoria do Campus da Capital, e tem como objetivo a produção de água de reuso.
A Estação foi construída em uma parceria público-privada com o Banco Real, e serve para evitar o uso da água tratada proveniente da Sabesp. O esgoto tratado passa a se chamar água de reuso, e é utilizada para irrigação dos jardins e também limpeza das áreas comuns. A utilização desta água, ainda proporciona a faculdade um desconto na conta de água, por não utilizar a rede de esgoto da Sabesp.
O Campus Leste já nasceu com uma filosofia de sustentabilidade, além dessa estação de tratamento, a faculdade possui um sistema de reaproveitamento de água da chuva, que é utilizada nas descargas dos vasos sanitários, que possuem o encanamento separado dos demais. O campus do Butantan, por ser antigo não possui um pensamento sustentável na sua organização, e é justamente isto que o projeto Campus Sustentável pretende modificar.
O projeto tem como objetivo a construção de uma infraestrutura adequada para a sustentabilidade no campus da capital. A partir da integração de projetos já existentes, como a PURA (Programa de Uso Racional da Água), o PURE (Programa de Uso Racional de Energia), e o USP Recicla. O Engenheiro da Cocesp, José Eduardo Sonnewend, descreve o projeto: “A USP é a maior universidade da América Latina, nós temos que dar esse exemplo. Precisamos transformar este espaço, que não foi pensado de forma sustentável, para um espaço que possa ser usado de forma equilibrada”.
O projeto possui outros programas de sustentabilidade, como a criação de uma composteira para resíduos orgânicos e, no momento, está sendo instalada uma usina para produção de Biodiesel, a partir do óleo de cozinha utilizado nos restaurantes do campus Butantan, para ser usado como combustível para as linhas de ônibus internas da USP.