São Paulo (AUN - USP) - Contos, mitos e recursos expressivos são utilizados no curso Jung e a elaboração simbólica para que alunos aprendam novas estratégias de lidar com o conhecimento. É aberto aos profissionais da área de artes, educação e saúde. Ministrado pelas professoras Laura Villares de Freitas e Marina Halpern Chalon, pode auxiliar no exercício desses profissionais.
As professoras apresentam os contos e mitos com um trabalho elaborado de narração. A partir daí há um recorte simbólico do conto ou mito e inicia-se o trabalho de dinâmicas e vivências. Há poucos conceitos e teorias no curso e muito trabalho com dinâmicas, que, segundo a professora Marina Chalon, internaliza melhor o conhecimento do que cursos teóricos.
Por meio do curso, profissionais da educação conseguem entender melhor os processos de aprendizagem no contexto da elaboração simbólica, ou seja, podem compreender quais seriam os problemas na abstração de seus alunos, podendo também se utilizar dos mitos e contos para auxiliar no processo de aprendizagem. Profissionais das artes adquirem novos instrumentos para seus processos criativos. Psicólogos aprendem novas formas de tratamento através da utilização de contos e mitos, elementos que auxiliam na aproximação de pacientes, segundo Marina Chalon.
O curso está na sua quarta turma e faz parte da pesquisas das professoras no desenvolvimento de trabalhos vivenciais como catalisadores dos processos de aprendizagem. A professora Laura Villares de Freitas apresenta uma proposta semelhante na disciplina Psicologia Analítica e Arte Educacional. Entretanto, no caso da disciplina, o trabalho vivencial é feito através de máscaras e mitodrama.