São Paulo (AUN - USP) - O dia 31 de Maio é considerado pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial sem Tabaco. Pensando na importância da conscientização sobre os males que o tabagismo causa à saúde, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP desenvolveu um documentário com depoimentos de funcionários, que mostra como parar de fumar é possível e bastante vantajoso.
Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolhe um tema relacionado ao tabagismo para discussão. O deste ano foi “Tabaco e Gênero com Ênfase no Marketing para as Mulheres”. O professor Antonio Pedro Mirra diz que o tema é pertinente no Brasil, onde há intensa propaganda feita pelas indústrias do fumo dirigidas às mulheres. No vídeo ele explica também que mulheres estão sujeitas a mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco. Mulheres fumantes também estão mais propícias ao envelhecimento precoce da pele, mau hálito e amarelamento dos dentes.
No vídeo só funcionários mulheres deram depoimento. Elas contam como começaram a fumar, falam sobre a época de fumante e sobre as dificuldades em largar o vício e contam também os benefícios da vida sem cigarro.
O vídeo está disponível no site da Iptv USP: www.iptv.usp.br. Fumantes que queiram parar de fumar podem procurar o Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, que oferece tratamento, juntamente com a Comissão de Controle e Prevenção do Tabagismo. Mais informações podem ser obtidas por telefone: (11) 3061-7721 ou email csgps@edu.usp.br