São Paulo (AUN - USP) - A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP) criará um centro de treinamento de cães-guia, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto foi uma iniciativa das veterinárias Julia Bezerra e Maria Fernanda Rizzo, quando eram alunas da FMVZ-USP, em razão da falta de cães-guia no Brasil.
No Brasil, há 16 milhões de cegos e apenas cerca de 70 cães-guia, sendo que a maioria destes não é treinada em instituições nacionais. Segundo Julia Bezerra, umadas veterinárias responsáveis pelo projeto, “grande parte desses deficientes visuais possui interesse no recebimento do cão-guia”. Porém, ainda não é certo como serão selecionados os deficientes visuais que receberão esses cães.
O Centro de Estudos do Cão-guia do Estado de São Paulo funcionará na própria FMVZ-USP. Não há previsão para inauguração do Centro e começo de suas atividades, pois o projeto está em fase de estruturação da equipe e aprovação de documentos, afirma Julia. Um dos planos para o futuro é ter um canil de criação próprio. Até lá, os cães que passarão pelo treinamento serão provenientes de canis comerciais credenciados e aprovados pelo Centro de Estudos.
Os cães escolhidos para o treinamento serão das raças labrador e golden retriever, pois têm alto nível de aprendizado. No começo das atividades do Centro, serão treinados cerca de cinco cães por ano. “Esperamos chegar a uma meta de treinamento de 30 cães ao ano”, afirma Julia. Um futuro cão-guia termina seu treinamento aos 20 meses de idade. Depois de oito anos de atividades, ele deve se aposentar.
Entre 2 e 14 meses de idade, o filhote candidato é acolhido por uma família adotiva. Durante esse período, o cão passa por adestramento básico, consultas veterinárias e fase de socialização. Depois, o filhote é devolvido ao Centro de Estudos do Cão-guia, onde ele começa o treinamento específico. Este treinamento dura até seis meses e é realizado por um profissional habilitado.
O Centro de Estudos do Cão-guia do Estado de São Paulo servirá como modelo dessa atividade no Brasil. Com essa intenção, a FMVZ-USP realizará projetos de pesquisa para que o treinamento de cães-guia seja aperfeiçoado.