ISSN 2359-5191

22/07/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 57 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Odontologia
Programa de computador facilita clareamento de dentes

São Paulo (AUN - USP) - Os dentistas deixaram, há muito tempo, de ser procurados apenas para fins clínicos. Os consultórios andam cheios de pessoas com bocas saudáveis. Elas buscam algum tipo de tratamento estético, principalmente branqueamento dental. Esse tratamento gera polêmica, pois muitos pacientes reclamam por não terem obtido o resultado esperado. Afinal, quão branco um dente pode ficar? Essa pergunta passa a ter resposta com o novo programa de computador ScanWhite, desenvolvido por pesquisadores brasileiros.

Dois dos principais problemas solucionados pelo software são relacionados à subjetividade que acompanhava o clareamento dental. Até então, os dentistas tinham o trabalho de avaliar o resultado a olho nu, o que pode gerar dúvidas. Além disso, os pacientes também podiam ficar descontentes por não se lembrarem de quão escuro seus dentes eram e imaginar que o tratamento não trouxe resultado.

“Nós criamos uma escala, o ‘tom’, para medir com precisão a intensidade real do clareamento do dente”, disse o professor Osmir Oliveira Júnior, da Unesp de Araraquara, um dos criadores do software, no XIV Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

Ocorreu, segundo ele, uma revolução na maneira de avaliar o clareamento, pois o dentista passa a medir com precisão qual foi a porcentagem de melhora no dente e quantos níveis de cores foram atingidos. “Assim, podemos provar ao paciente que aquela terceira sessão de clareamento que ele quer é desnecessária”, conclui o palestrante.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br