ISSN 2359-5191

05/08/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 67 - Educação - Escola de Educação Física e Esporte
Sucesso do Barcelona está relacionado à consistência no seu padrão de circulação de bola

São Paulo (AUN - USP) - Um dos motivos do sucesso do clube de futebol Barcelona dentro dos gramados é um sistema de jogo baseado num padrão de circulação de bola elaborado e consolidado, isso de acordo com a análise da dissertação de Mestrado de Fernando Seabra pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Considerado por muitos o melhor time do mundo e possuidor de um estilo de jogo vistoso, o Barcelona ganhou tudo que disputou na temporada 2008/09. Foram seis títulos, sendo eles o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Copa dos Campeões da Europa, a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da FIFA. Além disso, dos cincos jogadores escolhidos entre os melhores pela FIFA em 2009, três eram do Barcelona, Xavi, Iniesta e Messi, tendo este último ficado em primeiro lugar. Na temporada 2009/10, o clube catalão foi até as semifinais da Copa dos Campeões e conquistou o título espanhol novamente, desbancando o poderoso rival Real Madri e atingindo a inédita marca de 99 pontos, um aproveitamento histórico na Liga.

Uma, dentre várias, das razões para tamanho sucesso é a priorização de um padrão de circulação de bola até o ataque consistente, constatado por Fernando Seabra em seu trabalho. O Barcelona mantém, quase sempre, um padrão, o que, simplificadamente, significa que se utiliza de um “caminho” para chegar ao ataque. O padrão é baseado numa verticalização segura do jogo e no avanço pelo centro do campo. Ele apresenta variações internas, sendo, em geral, bem elaborado, mas é o predominante. A maior parte das demais equipes, segundo a pesquisa, mantém uma variabilidade maior de padrões nem tão complexos, como é o caso do Manchester United, da Inglaterra, por exemplo. O Barcelona, como aponta Fernando, manipula o jogo de forma a favorecer e poder utilizar seu padrão, com o qual alcança grande eficiência.

Para a pesquisa, foram analisados os jogos das fases decisivas (das oitavas à final) da Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League) da temporada 2008/09, selecionado por se tratar de um dos mais importantes torneios do mundo e englobar grandes equipes e jogadores. Em cada jogo analisado, foram registrados os passes e, mais tarde e com auxílio de um programa de computador especialmente desenvolvido, definidos, contabilizados e estudados padrões de circulação de bola até o ataque.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br