São Paulo (AUN - USP) -O Centro de Memória da Educação (CME) vai receber 32 alunos do Ensino Médio de escolas da rede estadual em agosto deste ano para o Programa de Pré-iniciação Científica da USP, projeto que começou em 2008 com 45 alunos no CME. O programa permite que os alunos estabeleçam um primeiro contato com a Universidade, abrindo espaço à descoberta do interesse pela pesquisa científica e, no caso do centro, para o trabalho de gestão de documentos e preservação.
O programa dura um ano e é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a USP. Os alunos escolhidos são divididos pelos projetos do CME e recebem uma bolsa. As escolas escolhem os projetos e os alunos precisam desenvolver um trabalho na escola a partir do que aprenderam nas unidades que fizeram sua pré-iniciação.
Fernanda Pedrinelli, que faz parte da equipe do CME, diz que os alunos de pré-iniciação começam no projeto recebendo informações acerca do centro e sobre gestão de documentos e depois passam por oficinas para aprender as etapas de conservação. O CME faz reuniões com os professores da escola, que também acompanham o andamento do programa. Os alunos podem sugerir ideias e são acompanhados pela equipe do Centro de Memória da Educação.
No fim do ano de 2009, duas alunas da EE Prof. Wilson Roberto Simonini que realizaram sua pré-iniciação no CME, Fernanda da Silva e Elenice Nascimento, ganharam o segundo lugar como projeto da área de humanas numa premiação realizada pelo Estado. Elas se inspiraram num projeto do próprio CME e fizeram um gibi que contava a história da escola, além de desenvolverem um centro de memória no colégio.
Para criar o gibi, Fernanda e Elenice entrevistaram professores e funcionários – uma das primeiras funcionárias da escola trabalha lá até hoje - e passaram seis meses pensando e montando o trabalho. Para a apresentação do projeto, elas digitalizaram o gibi e fizeram um banner explicativo. “As pessoas se interessam bastante [pelo gibi]”, diz Elenice. O trabalho produzido pelas alunas está disponível na biblioteca da escola.