ISSN 2359-5191

13/08/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 73 - Ciência e Tecnologia - Escola Politécnica
USP desenvolve asfalto permeável que ajuda a diminuir inundações

São Paulo (AUN - USP) - As águas das chuvas que castigam a cidade de São Paulo e causam as inundações durante o verão levaram pesquisadores da USP a desenvolver um asfalto poroso que absorve as águas da chuva e, conseqüentemente, diminui os riscos de alagamentos. O projeto, chamado de Pavimento Permeável Reservatório, é uma parceria entre o Departamento de Engenharia Hidráulica da USP e a Prefeitura de São Paulo, coordenado pelo Prof. José Rodolfo Martins.

O conceito do asfalto permeável é reter as águas das chuvas que normalmente escorrem diretamente para o bueiro nos asfaltos tradicionais. Em uma cidade como São Paulo, em que boa parte de sua área é coberta por pavimentos de ruas e avenidas, evitar que o fluxo de água se dirija rapidamente para os córregos e rios é essencial para controlar as inundações. “Com os pavimentos permeáveis, a água fica retida por um tempo em uma segunda camada de pedras e gradualmente escorre através de um dreno para as galerias de água da cidade”, explica o Prof. Martins.

As inundações na cidade ocorrem pelo super escoamento das chuvas nos rios e córregos, que causa o aumento dos níveis da água e o alagamento das áreas próximas às margens. Bueiros entupidos dificultam ainda mais a vazão da água nos pontos críticos. Com a técnica, a água é mantida nas camadas de pedras abaixo do asfalto antes de escorrer para o canal.

Além do asfalto, os pesquisadores desenvolveram blocos de concretos permeáveis, que seriam outra opção de pavimentação de ruas. O sistema foi testado nos últimos meses e atingiu níveis de até 90% de retenção de água, ao se comparar com os asfaltos tradicionais. “Com isso, conseguimos desfazer os efeitos da impermeabilização do asfalto e obtemos até mais retenção do que os terrenos naturais”, afirma Rodolfo Martins.

O projeto de asfalto permeável torne-se ainda mais viável para implementação por utilizar materiais que já são tradicionalmente usados no mercado. A inovação dos pesquisadores foi a técnica empregada para a criação do asfalto e do concreto impermeável. Com isso, áreas com risco de inundação poderiam utilizar o sistema para minimizar os efeitos das chuvas no verão. “Imagino que no futuro toda pavimentação vai ser desse jeito”, diz Rodolfo Martins.

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