ISSN 2359-5191

28/09/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 80 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
“Pilantropia” é a moda que pega no Brasil, segundo pesquisadora da FEA

São Paulo (AUN - USP) - Enquanto nos EUA a moda entre o círculo de amigos de Bill Gates é doar mais de metade de suas fortunas pessoais para a filantropia, no Brasil a moda é a “pilantropia”. Essa é a visão que a professora Graziella Comini apresentou na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade).

Em aula aberta sobre a constituição dos três setores no Brasil, a pesquisadora do CEATS (Centro de Economia e Administraçao do Terceiro Setor) afirmou que “a falta da cultura da filantropia no Brasil” e a “relação promíscua entre organizações [não governamentais] e Estado, abre espaço para a pilantropia”. Contudo, a professora destaca que o país é referência mundial no terceiro setor, graças à criatividade na solução de problemas e na grande variedade de problemas sociais identificadas no território nacional.

Comini definiu as organizações não-governamentais como “organizações privadas, sem fins lucrativos, cuja atenção é dirigida a finalidades coletivas ou públicas” e examinou sua atuação nos últimos vinte anos. Para a pesquisadora, o principal trunfo do terceiro setor no Brasil é a facilidade de encontrar soluções com orçamentos tão limitados nas mais diversas áreas sociais, o que torna o país referência internacional no meio. Estudantes e “ongueiros” do mundo todo buscam estágios e intercâmbios nas ONGs do país para aprender o "jeitinho brasileiro".

A italiana Cinzia Scanu, 25 anos, concorda com a professora e espera se mudar para o Brasil até o final de 2011 para trabalhar no terceiro setor. A jovem que já trabalhou voluntariamente em Moçambique por seis meses almeja fazer carreira no país.

“Só preciso juntar dinheiro que me mudo para o Brasil com certeza”, declarou empolgada a siciliana.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br