ISSN 2359-5191

22/10/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 89 - Sociedade - Instituto de Estudos Brasileiros
Exposição mostra um Mário de Andrade educador

São Paulo (AUN - USP) -Buscando revelar a faceta de educador do escritor Mário de Andrade, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP reuniu fotos, desenhos e documentos do acervo do próprio escritor para a exposição “Mário, Educador”. Com curadoria de Elly Rozo Ferrari, educadora do IEB, e Márcia Gobbi, professora da Faculdade de Educação da USP, a exposição traz material do próprio arquivo do escritor, adquirido pela USP em 1964.

Dividida em duas partes, a exposição traz em um primeiro ambiente fotos e documentos de Mário de Andrade. As fotos datam de uma época que vai de 1923 até o ano de 1931, período em que o escritor registrou a infância pelos caminhos que trilhou no norte e nordeste do Brasil. A sala também conta com algumas imagens e documentos que Mário ganhou de seus alunos.

Na segunda parte, o público poderá ver desenhos infantis e obras artísticas da coleção particular do escritor. A infância fica muito bem representada por sua coleção de objetos populares, esculturas e gravuras. A coleção de desenhos infantis, organizada por Márcia Gobbi, contém muito mais do que representações da realidade feitas por crianças, mas atrás dos desenhos contém notas do próprio Mário sobre a origem da criança de sua família, o que já pode ser considerado uma catalogação etnográfica das crianças.

“A idéia é mostrar o Mário não apenas como escritor, é mostrar as outras facetas dele”, afirmou Márcia Gobbi. Para ela, Mário ainda é reduzido apenas ao patamar de escritor, sendo muitas vezes conhecido apenas para o vestibular. “O grande objetivo não só dessa exposição, mas de todas as outras da série, é demonstrar o grande estudioso que foi Mário de Andrade”.

A exposição “Mário, Educador” é a quinta de uma série da educadora Elly Rozo sobre Mário de Andrade. A exposição é voltada para professores e crianças em processo de alfabetização, por isso apresentando painéis situados em locais mais baixos para atender melhor o público alvo. Entretanto, a exposição é aberta ao público em geral, ficando em cartaz até 28 de janeiro de 2011, aberta de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br