São Paulo (AUN - USP) - Criado em 1999 por iniciativa de estudantes de pós-graduação e profissionais da área, todos voluntários, o Portal Brasileiro de Física Médica (www.fisicamedica.com.br) passa por dificuldades financeiras. Como o portal não tem fins lucrativos, sua receita vem de doações de empresas e pessoas e do pagamento por serviços oferecidos pelo site, mas este valor é baixo se comparado aos custos de manutenção do site.
O estudante de doutorado Marcelo Freitas, do Instituto de Física da USP, é um dos editores voluntários do site. Segundo ele, os principais objetivos do portal são a divulgação de notícias e eventos da área e a comunicação entre profissionais e estudantes. O site tem uma estrutura aberta, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e mandar notícias. Cabe aos editores checar as notícias e administrar o portal. Existem hoje 118 membros cadastrados no site, principalmente estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área de diversos estados do Brasil e alguns de outros países.
O site conta ainda com um fórum de discussão, em que os membros discutem questões relacionadas à área, como a criação de cursos de graduação em Física Médica. O usuário membro pode ter um email ou hospedar sua página no portal, pagando R$10,00 anuais por cada serviço.
A iniciativa de criar o portal surgiu no Departamento de Física e Matemática da USP de Ribeirão Preto. Desde que o site foi ao ar, decidiu-se que não teria patrocínio ou banners de empresas da área, para não ficar “com uma cara comercial”, segundo Marcelo. As empresas que colaboram com o site têm espaços de divulgação iguais.
O portal passou recentemente por dificuldades com o servidor, e ficou fora do ar por alguns dias. Marcelo diz que o portal recebe hoje cerca de R$300,00 por ano, provenientes principalmente dos pagamentos pelos serviços de email e hospedagem, mas um bom serviço de provedor pode chegar a custar este mesmo valor por mês.
Marcelo diz ainda que novos editores voluntários são bem-vindos; os interessados devem entrar em contato com os editores, e então será decidida qual será a participação do novo editor. Quem quiser apenas divulgar eventos ou notícias de sua instituição deve cadastrar-se como membro no site e enviá-las.