São Paulo (AUN - USP) - O IP terá um atendimento psicológico para pessoas relacionadas ao fenômeno imigratório e emigratório. O projeto, coordenado pela professora Sylvia Dantas de Biaggi, chama-se “Intervenção Psicossocial no Processo de Inserção Cultural” e foi aprovado pela Capes. Está caracterizado como um Projeto de Pesquisa Interventiva, pois além do atendimento que dará aos interessados, realizará pesquisas a partir desse atendimento, a respeito do fenômeno migratório e seus efeitos psicossociais.
O Brasil é um país com mais de um milhão de imigrantes e possui a fama de ser muito receptivo com a cultura exterior. Apesar disso, o imigrante que chega ao nosso país, ou a qualquer outro, enfrenta problemas inerentes à receptividade da cultura dominante. A primeira geração enfrenta o choque de estar numa cultura diferente da sua. Isso torna sua rotina, seu dia-a-dia, um desafio diário. Ou seja, questões banais como alimentação, emprego, moradia tornam-se bem mais difíceis para ele. A segunda geração, os filhos dos imigrantes, passam pelo problema de conviver em duas culturas diferentes: a dos pais, ou a do país receptor. Os pais geralmente temem perder seus filhos para a cultura dominante e esses enfrentam problemas na sua inserção na sociedade local, já que não possuem características da cultura majoritária. Desse modo as pessoas da 2a geração vivem sendo puxados ora pelos pais ora pelo desejo de assimilarem a cultura local. Esse conflito gera muitas vezes uma crise na formação identitária da pessoa, dependendo da forma como ele se relaciona com a cultura de origem e a dominante.
O trabalho que será desenvolvido pela professora Sylvia de Biaggi visa oferecer um espaço a esse imigrante para que suas questões culturais sejam compreendidas. Assim, poderá caminhar para um movimento de integração, aonde ele irá aceitar e conviver com as duas culturas, a dominante e a dele. “É um atendimento voltado para os vários aspectos de aculturação do processo imigratório e não iremos dizer se tal cultura é certa ou errada, iremos valorizar as diferenças” diz a professora Sylvia.
O projeto ainda aguarda complementação da Capes no que se refere a espaço físico, bolsistas e outras questões burocráticas, mas os interessados já podem se inscrever nele através do telefone 3091-4184 ou 3091-4360.