São Paulo (AUN - USP) - Termina hoje a I Feira de Esporte e Carreira (FEC) da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE). O evento, iniciado ontem e organizado pela EEFUSP Júnior, ocorre das 10h às 17h e pretende aproximar os universitários do atual mercado de trabalho, por meio de palestras, mesas redondas e estandes de várias empresas renomadas no ramo esportivo.
Os temas escolhidos para as palestras da FEC retratam uma tendência cada vez maior no Brasil (e já consolidada nos países desenvolvidos): a importância do conhecimento de marketing e gestão de esportes para os profissionais da área. Entre os temas mais atrativos da Feira, nota-se a palestra “As oportunidades dos Jogos Olímpicos 2016”, com Georgios Stylianos Hatzidakis, que ocorrerá na quinta-feira, das 10h30min às 12h.
“O Brasil precisa criar um conhecimento [de gestão de esportes] dentro da sua realidade. Nós ainda não temos isso definido, somos iniciantes no estudo de marketing esportivo”, explica Flávia da Cunha Bastos, docente responsável pelo evento, sobre a importância da realização de estudos voltados para essa área.
Flávia é professora da EEFE e especializada em administração esportiva, sendo, aliás, coordenadora do primeiro grupo de estudos específico dessa temática no país. “Queríamos criar ‘know-how’ de gestão de esportes no Brasil. É com esse conhecimento que as necessidades dos esportistas são entendidas e, portanto, atendidas”, afirma a docente.
O grupo de estudos foi iniciado em 2003 e, após sete anos, apresenta uma série de pesquisas importantes para o avanço desse conhecimento. A última delas foi sobre a “Área do Fitness”: uma tentativa de mapear e entender melhor esse mercado esportivo que é tão valorizado e crescente no país.
Brasil e os estudos de gestão
“Atualmente, existem vários grupos que estudam esse tema e isso já é um avanço, um reflexo de que estamos acordando para o esporte aos poucos”, conclui Flávia. Há, inclusive, uma Associação Brasileira de Gestão de Esporte (Abragesp), responsável por unir os pesquisadores do tema de todo o país. Afinal, “a gestão de esportes aqui em São Paulo, por exemplo, é muito diferente da região Norte. Não dá para chegar a conclusões apenas com pesquisas localizadas nos grandes centros”, conta a professora.
Segundo Flávia da Cunha Bastos, faltam dados “fidedignos sobre a gestão do esporte”, de modo que se torna essencial que todos os estudiosos do ramo, docentes e discentes, tentem se aprofundar sempre mais nas questões: “Quem administra o esporte no Brasil? E para quem esse esporte é administrado?”
A I Feira de Esporte e Carreira representa a ampliação desse tema: um evento organizado por estudantes para estudantes, tendo como centro de discussão, justamente, as questões sobre marketing e administração esportiva. Para um país que está a poucos passos de sediar a Copa Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos, a FEC pode representar uma boa iniciativa.
Serviço
Data: Hoje
Horário: 10h às 17h
Local: Escola de Educação Física e Esporte da USP – Salão A
Entrada franca
Mais informações: http://www.siuspjr.com/fec/