São Paulo (AUN - USP) - “A Histórica Pancada-Centro Acadêmico XI de Agosto: 100 Anos de Lutas”. Este é título do livro que relata a trajetória de intensa participação política do Centro Acadêmico mais antigo do país, o XI de Agosto. Seu lançamento fez parte das atividades promovidas em comemoração ao aniversário do CA da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, que completou seu centenário em 11 de agosto deste ano, dia dos advogados e dos estudantes.
O livro foi dividido em seis capítulos, cada um responsável pela abordagem de um período histórico, que, ao todo, se estende de 1827 a 2002. Em suas 127 páginas e mais de 200 imagens, mostra o envolvimento do centro nos principais acontecimentos do país. Relata a dura oposição de seus membros ao Estado Novo de Vargas, seu avanço frente à sociedade brasileira, ao permitir o voto feminino quase 30 anos antes de ser consentido pela constituição brasileira, o movimento de resistência à ditadura militar, instaurada com o golpe de 1964. Fala, também, sobre sua participação nas campanhas “O Petróleo é Nosso”, “Diretas Já” e no movimento dos caras-pintadas, que exigia o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo.
O livro-reportagem, impresso pela Editora Oficial do Estado, é uma parceria entre a atual diretoria do Onze e o Memojus (Instituto Brasileiro de Memória Jurídica e Social). Enquanto o centro ficou responsável pela busca de apoio ao projeto, ao instituto coube a elaboração dos textos e as atividades de pesquisa. Em nove meses de trabalho foram consultados arquivos do Onze, da faculdade, de museus, arquivos públicos e dos jornais Diário de São Paulo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, que apoiaram a iniciativa cedendo documentos e imagens para serem utilizados. Além disso, foram ouvidos depoimentos de estudantes atuais e ex-alunos da São Francisco, muitos dos quais também cederam fotos e documentos.
A obra é patrocinada pela Petrobrás, BM&F, Boccuzzi Advocacia e Associação Comercial de São Paulo. Tem o apoio da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP e Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo. Juristas renomados e professores da faculdade também contribuíram com o custeamento do livro.
O professor emérito da Universidade de São Paulo Goffredo da Silva Telles Jr, que lecionou durante 45 anos na São Francisco, é o patrono da obra. Ele foi o autor da “Carta aos Brasileiros”, manifesto de luta pelo Estado de Direito durante a ditadura militar.
A tiragem é limitada, com apenas cinco mil unidades. Os exemplares podem ser encontrados no CA e na livraria Blanco e Bocatto, no centro de São Paulo. Estão sendo vendidos a R$ 50,00 para estudantes e R$ 60,00 para os demais interessados. A renda será dividida entre o Memojus (30%) e o Onze (70%), que utilizará os recursos para financiar as atividades que mantém, como a veiculação do jornal semanal “O pátio” e o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (Saju).