São Paulo (AUN - USP) - O Grupo de Estudos da Escola Austríaca (GEEA), coordenado por alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e inaugurado este ano, está gerando bons resultados aos participantes. Segundo Gabriel Oliva, estudante do 2º ano do curso de Economia e um dos coordenadores do grupo, “a maioria dos participantes do grupo que entraram sem nenhum conhecimento da Escola Austríaca já possuem ao menos uma ideia geral, mesmo que superficial, sobre do que se trata essa escola. Já é um grande começo”.
A iniciativa de criar o grupo surgiu com o intuito de reunir os denominados “austríacos”, simpatizantes e pessoas com curiosidade em aprender sobre a Escola Austríaca. De acordo com Gabriel, sentiu-se a “necessidade de criar o grupo, pois praticamente nada se estuda sobre a Escola Austríaca em sala de aula e predomina grande desconhecimento sobre a Escola entre os alunos”. Diante disso, um grupo de alunos se levantou e começou a formular o projeto no final do ano passado.
Na organização do grupo predominam estudantes de economia como Gabriel de Oliva, Thomás de Barros, Felipe Farah, Felipe Durazzo e André Castro. Felipe Passero, do curso de administração também contribui com o projeto, além de mais duas pessoas que não são da FEA: Einstein do Nascimento, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e Filipe Celeti, professor de Filosofia formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O primeiro grande passo foi dado na palestra O que é a Escola Austríaca, aberta ao público, que aconteceu no dia 29 de março, na FEA, e que o oficializou. Além disso, foi uma grande oportunidade para angariar pessoas interessadas. Durante a palestra foi feita uma pesquisa, que confirmou que muito pouco se sabia sobre esta escola. Mas ao mesmo tempo, o grande sucesso da apresentação fez com que os organizadores do grupo se estimulassem ainda mais.
O grupo tem duas frentes de atuação: a interna e a externa. Na frente interna, promove-se estudo e a discussão de textos e ideias da Escola Austríaca através das reuniões quinzenais e do grupo de e-mails. Na externa, busca-se divulgar as teorias "austríacas" para um público mais amplo. O material de estudo é composto por livros introdutórios ao tema, artigos e trechos das obras originais dos grandes autores da escola, como Ludwig von Mises. Os estudos abrangem a Teoria Monetária, Epistemologia e Teoria Austríaca dos Ciclo Econômicos, entre outros assuntos e se mostram bastante pertinentes na atualidade. “A Escola Austríaca, ao meu ver, é a única que fornece uma explicação satisfatória para as grandes crises, através da chamada Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos”, salienta Gabriel.
Serviço
O grupo é aberto a todo e qualquer público e se reúne quinzenalmente às quartas-feiras, na FEA. A sala a ser utilizada é divulgada dias antes das reuniões no site www.escola-austriaca.blogspot.com. O material para estudo também é disponibilizado no site.
Mais informações pelo e-mail: escolaaustriaca@gmail.com.