São Paulo (AUN - USP) - Ocorre neste mês, no Instituto de Estudos Avançados (IEA), o ciclo de palestras "A Evolução do Regime Internacional sobre Mudança Global do Clima", do astrogeofísico Luiz Gylvan Meira Filho.
As transformações no clima mundial, a participação humana nessas mudanças e as políticas governamentais para o controle do problema são alguns dos temas das palestras de Meira Filho, que preside alguns grupos de trabalho na elaboração do Protocolo de Kyoto. Esse protocolo é um documento internacional de compromisso para o tratamento do problema.
O pesquisador palestrante é doutor em astrogeofísica pela Universidade do Colorado e foi presidente da Agência Espacial Brasileira de 94 a 2001 e secretário de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia de 2001 a 2002.
O ciclo divide-se em quatro palestras em quatro dias: no dia 16 o tema será a discussão dos conceitos básicos sobre mudança global do clima, quando serão apresentadas a atual situação das pesquisas na área e a estrutura do Protocolo de Kyoto.
No dia 17, serão abordados os aspectos econômicos da tomada de decisão na área de mudança de clima, quando serão apresentados os problemas envolvidos nas tomadas de decisão na área e aspectos da negociação internacional. No dia 18 a questão tratada será a formulação de políticas públicas a partir da atribuição de responsabilidade de cada país. Os aspectos dessa questão na negociação internacional também serão tratados nesse dia.
Na semana seguinte, o ciclo termina no dia 22, será tratado o problema da atribuição de mudança de clima a fontes específicas, como os aerossóis, e a participação de cada uma delas no problema.
As palestras ocorrem no prédio do IEA (Av.Prof.Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo,Cidade Universitária, São Paulo), das 17h às 19h. Há 50 vagas e é necessário fazer a inscrição, que custa R$ 20,00, até o dia 15 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.