ISSN 2359-5191

31/05/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 37 - Sociedade - Instituto de Estudos Brasileiros
Instituto de Estudos Brasileiros convida para Café Acadêmico com Pós-Doutorandos

São Paulo (AUN - USP) - Ao longo do primeiro semestre desse ano, o Instituto de Estudos Brasileiros organizou uma série de encontros com os alunos do pós-doutorado, que expoem os resultados parciais de suas pesquisas e participam de debates com o público do evento. Os encontros acontecem às quartas-feiras, às 10h, na sala 1 do IEB. Em cada dia, dois alunos fazem uma palestra, até o meio-dia, e a meia hora restante é voltada para dúvidas da plateia.

A ideia do evento surgiu da equipe de pós-graduação do Instituto, presidiada pela professora Flávia Toni e com Alexandre de Freita Barbosa na suplência. Segundo o professor Paulo Iumatti, presidente da Câmara Científica do IEB até março desse ano, o evento procura unir os pós-doutorandos. “Essa já é uma especialização que tem uma independência maior do orientador, o que traz uma certa dispersão. Os alunos são praticamente colegas de seus supervisores”. Michele Asmar Fanini, aluna que participará do evento no dia 8 de junho e que desenvolve a pesquisa Júlia Lopes de Almeida em Cena: Um estudo sobre sua produção artística inédita, completa: “O pesquisador tem uma vida solitária, com pouco tempo para troca. O evento traz a possibilidade de integrar e criar um espaço de interlocução.” Iumatti conclui: “Na medida em que interagem entre si, podem produzir juntos, o que é fundamental para o Instituto.”

Muitos dos alunos, inclusive, desenvolvem pesquisas sobre o mesmo tema. É o caso de Tatiana Longo Figueiredo, que, assim como outros pós-doutorandos, realiza uma pesquisa sobre o escritor Mário de Andrade, intitulada Literatura Brasileira no fichário analítico de Mário de Andrade: caminhos da criação. “O evento é uma oportunidade de trocar experiências muitos ricas, de conhecer e reconhecer pontos em comum com outras pesquisas. Enfim, de trocar figurinhas”, comenta. Lilian Escorel, cuja pesquisa é O banquete de Mário de Andrade: edição fidedigna e estudo genético, completa: “Não é uma palestra, não tem uma estrutura tão rígida. É um diálogo.”

Sendo a primeira edição do evento, a adesão do público tem sido tímida – há uma média de 10 pessoas na plateia, todas do pós-doutorado, sendo do corpo docente ou discente. Ainda assim, a oportunidade de diálogo entre os pesquisadores tem sido tão proveitosa que há planos para a expansão do conceito: “Está sendo discutida a possibilidade de realizar um evento desse envolvendo toda a USP, mas isso são projetos futuros”, diz o professor Paulo Iumatti.

Próximos Encontros

8 de junho
Michele Asmar Fanini
Júlia Lopes de Almeida em Cena: Um estudo sobre sua produção artística inédita
Profs. supervisores: Ana P. C. Simioni e Marcos A. Moraes

Thiago Lima Nicodemo
A Formação dos “Estudos Brasileiros” no Século XX
Profs. supervisores: Antonio Dimas e Paulo T. Iumatti

22 de junho
Luis Antônio Contatori Romano
Uma Teoria Poética da Viagem e do Viajante Contemporâneo nas crônicas de Cecília Meireles
Profª. supervisora: Telê Ancona Lopez
Profª. colaboradora: Leila Vilas Boas Gouvêa

Ana Paula Freitas de Andrade
O Futurismo por Menotti Del Picchia: a Repercussão da Vanguarda Italiana no Brasil
Profª. supervisora: Telê Ancona Lopez

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br