São Paulo (AUN - USP) - O Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) comemora os 450 anos da cidade de São Paulo e os 70 anos da Universidade com um ciclo de palestras, que se estenderá até novembro, intitulado São Paulo 450 USP 70 – Redes, Nexos e Cidadania, coordenado pela professora do Departamento de História, Ana Paula Torres Megiani e pela professora Lílian Starobinas, pesquisadora do órgão. As palestras fazem parte da programação da Cidade do Conhecimento, programa do Instituto que visa a inclusão digital e o fomento da cidadania.
Serão quatro aspectos abordados no ciclo: história, meio ambiente e urbanismo, trabalho e conhecimento e tecnologia. O objetivo final, segundo as coordenadoras, é a criação de conteúdos digitais que tenham como tema a cidade e a universidade, assim como experiências pessoais e sociais, como memórias, projetos, intervenções no espaço urbano por meio de tecnologias e mídias digitais. O Instituo planeja também a criação de um acervo digital público com o material, para ser inaugurado em janeiro, quando a cidade faz aniversário.
A primeira série de palestras ocorreu recentemente e teve como tema a história da cidade. Os palestrantes foram os professores e historiadores Pedro Puntoni e Paula Jonovitch, que deram um breve panorama da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX, falaram sobre a chegada dos imigrantes, a cultura cafeeira e o início das trocas lingüísticas na cidade.
Outro aspecto das palestras foram as intervenções artísticas sonoras do início do séc. XX, como gravações de piadas, de músicas de Adoniran Barbosa, além de uma crônica sobre a malandragem da época: a cidade dos vícios. Houve ainda uma sessão de vídeo com depoimentos dos historiadores Nicolau Sevcenko e Elias Thome Saliba sobre as transformações sociais do início do século XX.
As próximas palestras serão nos dias 4 e 18 de outubro e 1 de novembro, às 9 horas no Auditório do IEA, que fica na Avenida Luciano Gualberto, travessa J, nº 374, na Cidade Universitária, mas podem ser acompanhadas ao vivo também pela Internet, no endereço do programa, que é www.cidade.usp.br.