São Paulo (AUN - USP) - No ar há dez anos, o site E-Calculo é um espaço online de apoio ao aprendizado de cálculo. Foi idealizado pela professora Maria Cristina Bonomi, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME), e teve seu conteúdo elaborado durante os anos de 2001 e 2002. Responsável por disciplinas de Cálculo no curso superior de Matemática, Maria Cristina percebeu que seus alunos vinham do Ensino Médio com muitas falhas e lacunas no aprendizado desta área. “O aluno chegava aqui com muitas dificuldades e não dava mais para ignorar isso”, conta a professora, que considera o ensino de matemática nas escolas fragmentado. Da necessidade de estabelecer uma ponte entre a matemática do ensino médio e a matemática do ensino superior surgiu a ideia do E-Calculo.
O site nasceu como um apoio às disciplinas de Cálculo do IME, porém, dado seu acesso livre e a existência de um fórum para discussão de dúvidas, logo estudantes de outras universidades e cursos do Brasil começaram a utilizá-lo. No entanto, a professora frisa que se trata de um material de apoio que não constitui um curso de cálculo por si só. “Algum conteúdo de lá pode inclusive ser utilizado pelo professor do ensino médio”, ela completa. O método de ensino do E-Calculo apresenta o conteúdo sempre relacionando história, referências visuais, estudos mais aprofundados e diferentes abordagens. A utilização de animações também ajuda a elucidar e detalhar certos conceitos mais complexos.
“O livro é algo bem linear e não vejo a Matemática como algo linear. O conhecimento não tem só um caminho possível”, explica a professora, mostrando que a escolha da plataforma online em detrimento do impresso vai muito além das vantagens de veiculação. “A construção de links elimina a linearidade do texto e, ao contrário, cria movimento e a possibilidade de trazer as referências sempre próximas, integrando os assuntos”. Os chamados applets, aplicativos integrados ao site, permitem que o estudante altere um dos termos de uma função e veja na hora como ela fica – um tipo de interação que seria impossível no papel. “Às vezes me pedem por e-mail os arquivos para imprimir, mas eu não passo porque a proposta é outra, o conteúdo foi pensado para ser no formato da internet, do computador”, diz Maria Cristina. “O aluno precisa estar ali mexendo”.
Sobre a ideia de que a nova geração que já nasceu no computador, a professora confessa ter percebido a existência de alguns mitos. “O aluno que tem dificuldade de se expor na sala de aula apresenta a mesma dificuldade de se expor nesse ambiente online”, diz ela. Além do mais, por tratar-se de matemática, há outra dificuldade, que é a utilização de um editor de equações para realizar certas atividades no site. “Não dá para ficar só com os recursos do teclado e, em geral, o aluno tem dificuldade em se acostumar com esses editores”, completa.
Ranqueado entre os cinco primeiros resultados da busca por “calculo” no Google, o projeto vem recebendo reconhecimento não só por parte dos alunos que enviam mensagens de agradecimento à professora. Em 2005, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (Paped), o Ministério da Educação premiou dez projetos de materiais didático-pedagógicos para utilização na educação de nível básico ou superior, entre os quais o E-Calculo. Três anos antes, a professora Maria Cristina havia apresentado o projeto em Badajoz, na Espanha, durante a Conferência Internacional em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação (ICTE), tendo sido bastante elogiada.
O site foi desenvolvido com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e em parceria com a equipe técnica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa) do Instituto de Física da USP.
Site: http://ecalculo.if.usp.br/