São Paulo (AUN - USP) - Desde 2010, os professores Maria Sylvia Macchione Saes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Sérgio Lazzarine, do Ínsper, e Luiz Mesquita, da Universidade do Estado de Arizona, estudam a escolha organizacional da empresa por meio de experimentos.
Segundo a professora da FEA, o estudo aborda duas visões distintas de pesquisadores da área, sendo uma a Economia de Custos de Transação (ECT). Os pesquisadores da ECT argumentam que um dos aspectos da decisão de “fazer ou comprar” se refere à vantagem trazida por uma organização vertical, e pode ser explicada pela minimização de custos, em comparação à transação de mercado com outras empresas.
Outra visão apresentada na Gestão Estratégica, no entanto, busca o entendimento do “fazer ou comprar” a partir da análise dos recursos organizacionais da empresa.
“É uma pesquisa que utiliza um método experimental, e tem o objetivo de discutir as escolhas organizacionais da firma”, explica a professora. O experimento simula uma situação em que duas pessoas (o comprador e o fornecedor) devem negociar para chegar a um acordo quanto ao valor que cada um vai receber, e ainda conta com uma variável que depende do tempo de montagem do carro que, na simulação, foi substituído por um carrinho de lego.
O experimento envolve um sistema de compensação real dependendo do desempenho de cada pessoa na negociação. Cada um dos participantes recebeu R$ 10 fixos e um valor variável de acordo com os pontos adquiridos com a negociação, o que em média totalizava cerca de R$ 40. “Fazemos com dinheiro de verdade para incentivar as pessoas a realmente se esforçarem por isso, e para que o experimento seja o mais real possível”, explicou a professora.
Até agora, 600 pares, ou seja, 1.200 pessoas, participaram dos experimentos, que foram realizados com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Universidade do Estado de Arizona e do Ínsper.
Os resultados do estudo serão divulgados no encontro anual da Academy of Management (AOM), a maior e mais antiga associação de acadêmicos da área de Administração, a qual conta com cerca de 20 mil membros de 111 países. O evento ocorrerá em San Antonio, no Texas, de 12 a 16 de agosto.