ISSN 2359-5191

18/07/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 71 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Professor de Lisboa fala do impacto do Brasil na ilustração científica portuguesa

São Paulo (AUN - USP) - No dia 16 de junho, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) recebeu a palestra Ilustração Científica em Portugal: a perspectiva de um Historiador de Arte, apresentada pelo professor Miguel Figueira de Faria, da Universidade Autônoma de Lisboa.

Faria começou sua fala dando como origem da história a ser analisada o momento em que Portugal começou a colonização no Brasil. Naquela época, os novos contribuidores da cultura visual não vinham mais da história da arte, mas, sim, da história da ciência, do design e das belas artes. A seguir, o palestrante ilustrou o impacto do encontro com o índio brasileiro na pintura portuguesa do século 16 (representação do índio como um dos reis magos, como Jesus e detalhes em iluminuras, como a presença de papagaios).

Além disso, a descoberta do Brasil influenciou muito na ilustração científica, com o retrato de nossas fauna e flora, exóticas, nunca antes algo igual tinha sido visto na natureza. Nesse mesmo sentido, Faria comentou a viagem feita por Alexandre Rodrigues Ferreira, entre 1783 e 1792. “Já não bastava descrições como a carta de Pero Vaz de Caminha, o rei queria ver o que se passava”, explicou. Durante sua fala, o palestrante mostrou diversas imagens dessa viagem, todas pinturas. Em geral, eram imagens de populações ribeirinhas, catalogação botânica e de espécies de animais, desenhos técnicos de artefatos indígenas, desenho da arquitetura. As imagens denotavam a “incapacidade verbal perante o dicionário visual”.

Em 2010, Faria, junto com ilustradores científicos, artistas e outros acadêmicos de Portugal, viajou à Amazônia. Ele mostrou as diversas fotos e as comparou com as pinturas da viagem origial do século 18. Além disso, as fotos mostravam todo o trabalho da equipe, o desenho técnico de plantas e animais, os viajantes lendo os diários de Alexandre Rodrigues Ferreira e os acampamentos. Outro momento de destaque foi o trabalho de um ilustrador que sobrepôs papel vegetal nos peixes para poder observar a textura do animal e ser mais preciso em seu desenho.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br