ISSN 2359-5191

16/09/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 85 - Economia e Política - Faculdade de Direito
Núcleo da USP promove eventos para auxiliar empresas juniores

São Paulo (AUN - USP) - União da palavra “ajuda” com a sigla MEJ (Movimento de Empresas Juniores), o MEaJuda, que teve a sua primeira edição no dia 27 de agosto, surgiu especificamente para auxiliar a melhoria do desempenho das empresas juniores: entidades formadas e geridas apenas por estudantes universitários de todo o país.

O evento ocorreu na Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, e foi realizado pelo Núcleo USP Júnior, em parceria com a SanFran Jr., empresa júnior de consultoria em direito e com o IAG Jr., de consultoria em Geofísica, Meteorologia e Astronomia. Seu principal objetivo, segundo João Paulo Helmeister, diretor de eventos do Núcleo, “era suprir as necessidades das EJs do Núcleo e desenvolvê-las, para que estas continuem crescendo e levando a qualidade da USP também ao mercado através de suas projetos de consultoria.”

Para cumprir esse papel, foram realizadas quatro palestras: sobre gestão jurídica, negociação, nota fiscal eletrônica e gestão financeira, todas com palestrantes jovens e com algum vínculo com universidades, para melhor atender as necessidades dos espectadores do evento. A escolha dos assuntos foi realizada com base em uma Matriz de Benchmarking, realizada pelo Núcleo antes da ideia do evento, agregando boa parte das empresas juniores da Universidade de São Paulo, em todos os campi. Isso garantiu que o evento se tornasse útil para quem participasse.

Apesar desse Núcleo agregar apenas empresas da USP, membros, principalmente da área administrativa, de empresas juniores de outras universidades, como Unicamp, Unesp, UFSCar e Unifesp, participaram do evento. Para Alessandra Aya, vice-presidente do Núcleo, isso foi positivo por trazer outras visões para as juniores envolvidas: “Essa variedade enriqueceu muito o evento, principalmente durante os benchmarkings”.

A organização de um evento como esse, além de enriquecer as empresas juniores do país, que têm cada vez mais espaço na economia, agrega conhecimento e experiência para quem o desenvolve. “Organizar um evento sempre traz um novo aprendizado. E quando se trabalha com pessoas comprometidas e empenhadas, com mais anos de MEJ fica muito mais fácil. A gente aprende muita coisa sobre o trabalho em si, mas leva algumas lições para o desenvolvimento pessoal também”, diz Helmeister. O Núcleo pretende realizar outras edições, provavelmente no segundo semestre todos os anos, sempre questionando os assuntos mais relevantes para os empresários juniores.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br