São Paulo (AUN - USP) - Todo semestre o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (Caem) organiza palestras, oficinas e cursos com vistas a aprimorar a formação do professor de matemática, dando suporte para que ele leve o conhecimento que tem até a sala de aula. Neste sentido se insere sua programação do 2º semestre de 2011, que deu início a um curso de atualização, 15 oficinas e 3 palestras. O 1º encontro presencial do curso de atualização “Números: por quê e para quê?” contou com 60 professores das redes públicas e privadas de ensino, que trouxeram suas experiências e angústias para serem compartilhadas com os profissionais do Caem, que tem entre sua equipe professores e alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, como a diretora do Centro, professora Cristina Cerri.
O Caem é um projeto de extensão do IME que atua no sentido de melhorar o ensino da matemática através de atividades de assessoria, consultoria e apoio aos professores de matemática. O Centro possui um corpo fixo de educadores aptos a atender os docentes, em especial da rede pública de ensino, além de contar com um rico acervo de material didático que está disponível para consulta do público, muito dele elaborado pelos próprios docentes do IME que colaboram com o Centro. O Caem também participa ativamente do curso de licenciatura em matemática ministrado no IME, com bolsas de estágio para seus alunos e suporte técnico para algumas de suas matérias, entre outros. O Centro já firmou diversas parcerias com órgãos como a Secretaria da Educação e tem todo o seu trabalho feito de forma voluntária, com atividades gratuitas ao público ou munidas de preços mínimos para custeio de seus materiais.
“O trabalho do Caem faz uma ponte entre a Universidade e a sociedade”, afirma a professora Cristina sobre o curso de atualização que está ministrando, juntamente com a educadora Aline dos Reis Matheus. A professora de olhos azuis e doce sorriso se embaraça quando fala sobre o nome que a USP carrega, dizendo que o curso é uma oportunidade para que os professores que atuam na educação básica tenham acesso à Universidade e percebam que os docentes da USP são como eles, e não melhores. “Mas eles têm noção de que o curso vai ser puxado”, completa Cristina, rindo. Afinal, serão 40 horas de carga horária, metade dela utilizada em encontros presenciais.
A professora Cristina participa do Caem desde a sua criação, em 1985, mesmo quando ainda realizava seu doutorado no IME. Ela sempre teve vocação para a matemática – mesmo quando chegou a pender para a biologia em seu ensino médio – e conta que teve um ambiente propício para que desenvolvesse seu potencial, com apoio de seu pai. Cristina desejava passar seu conhecimento adiante e investiu na licenciatura, levando sempre em paralelo as atividades do Caem, até que assumiu, em maio deste ano, a direção do Centro, cargo que ocupará por dois anos.
O curso de atualização semipresencial do Caem é oferecido a profissionais formados em matemática e foi homologado e publicado pela Cenp (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas), o que lhe confere certificado da mesma, além de certificado de curso de extensão da USP. O curso, que é mais aprofundado do que as oficinas e palestras do Caem e que discorre sobre o vasto universo dos números racionais e irracionais, também está dentro do projeto Capes Novos Talentos e tem grandes chances de ser reoferecido no 1º semestre de 2012, como afirma a própria diretora do Centro.
“Existe um círculo vicioso no ensino do Brasil porque a maioria da população estuda em escola pública até o nível universitário, quando, então, se forma em uma instituição privada. E é esse grande contingente de professores graduados na universidade particular, com falhas em sua formação básica, que irá dar aulas para aquela multidão que estuda no ensino público”, explica a professora Cristina, que ainda diz: “O que realizamos no Caem é apenas um grãozinho de arroz nesse meio, mas é algo que tem que ser feito”.
Mais informações pelo site: www.ime.usp.br/caem
E-mail: caem@ime.usp.br
Telefone: (11) 3091-6160