ISSN 2359-5191

07/11/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 106 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Google conta suas estratégias para se destacar no mercado empresarial da internet

São Paulo (AUN - USP) - Apesar de recente, dinâmico e incerto, o mercado da internet já possui algumas potências bem definidas. Entre elas, o Google é o grande destaque, por ter se firmado como um canal capaz de inovar constantemente, se adaptando às demandas do consumidor virtual para crescer como empresa. De uns anos para cá, o Google tem figurado nos rankings de melhores empresas para se trabalhar, tanto nacionais quanto internacionais e é, hoje, o sonho de emprego de todo jovem. Na última quinta-feira (27), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) recebeu Cassiano Luiz Mecchi, profissional de recursos humanos da filial paulista, que foi convidado pela unidade para explicar, em palestra, um pouco mais sobre o fenômeno que o Google se tornou dentro do mercado empresarial.

Cassiano atribui o sucesso do Google a cinco fatores principais que norteiam a vida dos profissionais que trabalham lá: o desafio de inovar a todo instante; uma equipe talentosa e motivada; o dia-a-dia pautado por ética e compromisso; um ambiente de trabalho divertido; e a autonomia dos profissionais. Ele explica que todos esses fatores estão intimamente relacionados e são o que mantém o Google uma empresa sempre atualizada e contemporânea. Cassiano cita uma norma interna instituída pelo americano Larry Page, co-fundador da empresa: “Não queremos que você simplesmente tenha um ótimo trabalho. Queremos que você tenha uma ótima vida. Nós provemos tudo o que você precisa para ser produtivo e feliz. Dentro e fora do expediente”.

Para garantir a satisfação de seus empregados, o Google proporciona-lhes certos privilégios. Em toda filial espalhada pelo mundo, os happy hours são semanais e institucionais e os googlers ganham almoços de graça, além de terem massoterapeutas e videogames disponíveis para momentos de descontração. Ademais, a empresa reserva uma parte de seu orçamento para que os funcionários possam participar de atividades fora do escritório, como cursos de fotografia e cinema. Esse “agrado” tem como intuito despertar a criatividade de seu funcionário, seguindo um dos preceitos nos quais a companhia se baseia: “as ideias vêm de todas as partes”.

Fora os privilégios materiais concedidos, o Google também parece promover um ambiente de trabalho ideal e até mesmo utópico. “Uma de nossos lemas é ‘não se preocupe com dinheiro’”, afirma Cassiano. Ele conta que o desenvolvimento de todo e qualquer projeto é incentivado e que a empresa entende que a inovação não é perfeita, se instantânea. “Lançamos o produto em versão beta e depois vamos melhorando a plataforma de acordo com o retorno dos usuários. Vários de nossos produtos demoraram para emplacar. Se a ideia for boa e ela não estiver dando dinheiro, vamos arranjar um jeito de capitalizá-la”.

Planos de carreira horizontal – através do qual o profissional pode experimentar diversas áreas sem se preocupar em “ascender” de cargo – e vagas que dispensam formação específica na área são outros diferenciais da empresa, que a tornam especialmente atrativa aos jovens. Entretanto, Cassiano ressalta que o dinamismo do mercado da internet pode transformar o trabalho do profissional da internet “um inferno”. A busca pela inovação constante exige que o funcionário do Google esteja sempre antenado no que acontece no mundo, além de estar disposto a começar do zero projetos que não viraram sucesso. “A empresa pode parecer um sonho, mas há também muita cobrança. Nossa apuração de metas e produtividade é trimestral”, conta.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br