São Paulo (AUN - USP) - O IX Encontro de Marketing Esportivo realizado na FEA USP teve grande enfoque no campo publicitário do rugby e futebol de campo brasileiro. Contou com a presença de convidados como Léo Delamanha, German Hartenstein, Andrey Cabral, PVC, Fabiano Farah, Paulo Rosenberg e Andrés Sanchez.
O consultor de Marketing da Confederação Brasileira de Rugby, Léo Delamanha enfocou o esporte pelo aspecto administrativo e analisou conquistas e os desafios do rugby como ferramenta de comunicação. Comentou que o fato da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas estarem agendadas para ser no Brasil faz com que cresça muito o investimento no esporte e que ainda mais o rugby pelo fato do Campeonato Mundial Universitário de Rugby ser aqui também em 2014.
Delamanha disse que, atualmente, o rugby tem pouca visibilidade na mídia brasileira, devido ao paradigma de que só o futebol é importante. Mas esse aspecto pode ser explorado pelas marcas, pois se torna um bom investimento em longo prazo, além do fato da seleção de rugby brasileiro estar em franco crescimento. A atual gestão da Confederação preza por uma assessoria de imprensa especializada, um Calendário Oficial, federações fortes e eficientes e o incentivo às crianças pra que tenham gosto pelo esporte através de projetos sociais. O maior empecilho é o desafio de entender o esporte e a falta de campos no Brasil dedicados ao rugby.
O diretor de Marketing da Red Bull Brasil , Andrey Cabral contou sobre essa empresa ser uma das que mais investem no esporte no mundo. Há um grande incentivo em atletas dos mais diferenciados esportes desde Formula 1 até o futebol. Nesse último, especificamente, há o objetivo de formar atletas de alto rendimento por meio de um centro de treinamento intensivo localizado no Brasil e especializado em dar educação e desenvolvimento esportivo para jovens jogadores.
Ainda no campo futebolístico, o Encontro contou com o jornalista de futebol e comentarista da ESPN, PVC, que enfatizou a necessidade do jornalista atual saber um pouco sobre tudo e especializar-se num campo para poder informar cada vez melhor seu público. Deve existir responsabilidade pelo que é publicado, muita prática na área e paixão por aquilo que faz.
Após essa apresentação, já no fim do dia, houve uma mesa redonda sobre o caso Ronaldo Fenômeno e sua vinda ao Corinthians, composta por Fabiano Farah (empresário do Ronaldo Fenômeno), Paulo Rosenberg (diretor de Marketing do Corinthians) e Andrés Sanchez (presidente do Corinthians). Nela foi destacado o fato de por muitas vezes uma jogada de marketing direcionada a um público específico, no caso o torcedor corinthiano, ser mais eficiente que resultados de um time de futebol ou de um jogador. A entrada de Ronaldo Fenômeno não foi apenas um marco histórico para o Corinthians Futebol Clube, mas também para o campo da publicidade.