São Paulo (AUN - USP)- A relação entre o curso de graduação em Nutrição e as competências necessárias para uma atuação efetiva em políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) foi tema da tese de doutorado Segurança Alimentar e Nutricional em Crianças no município de São Paulo: desafios na formação do nutricionista, defendida pela pesquisadora Viviane Vieira Laudelino, no final de 2011.
O interesse pelo desenvolvimento de políticas públicas de SAN vem crescendo ultimamente, principalmente no que se refere à atenção a saúde infantil. O nutricionista é apto a desenvolver estas políticas.
Durante a pesquisa, Viviane constatou que, para os nutricionistas que atuam nesta área, a formação profissional (por meio de estágios, por exemplo) é mais importante que a formação acadêmica obtida na graduação. Entre eles e os seus coordenadores, há consenso de que a transversalidade nas políticas de SAN é importante no desenvolvimento dos profissionais, ao lado de estágios e disciplinas como “Saúde Pública” e outras da área de Ciências Humanas.
Entre eles não há consenso, porém, se a formação obtida na graduação é suficiente para a atuação em SAN para crianças. Enquanto para os nutricionistas a formação não é suficiente, os coordenadores apontam que os cursos possuem estrutura necessária para tal.
“As possíveis propostas construídas e desenvolvidas pelos cursos para o desenvolvimento de habilidades e competências não são percebidas pelos estudantes e, principalmente, limitam a sua tradução na prática profissional", afirma a pesquisadora.