São Paulo (AUN - USP) - A combinação atual entre a comunidade de massa e as interações nas redes sociais digitais valoriza a necessidade de um bom gerenciamento de marca. Segundo o professor de Relações Públicas, Marcelo Coutinho da Escola de Comunicações e Artes (ECA), com o engajamento público as marcas precisam dialogar de igual para igual com os consumidores. E entender que as empresas querem ter lucro, as pessoas não.
Para Wallace Baldo é necessário se respeitar a internet. Há na gestão da marca em redes sociais, a necessidade de transparência, valores e engajamento. As pessoas precisam se identificar com a marca, se sentir atendidas em suas necessidades. E neste sentido as empresas necessitam aprender a dialogar, assumir erros e se posicionar quanto a assuntos muitas vezes delicados, mas diretamente relacionados ao seu consumidor. [Entretanto, não há necessidade de um engajamento rápido. O público precisa de tempo para absorver a mensagem.]
Coutinho relata que hoje, o valor da marca chega a representar 70% do valor de mercado da empresa. E com o advento da internet ajuda a vender e a reduzir custos. Há um alto potencial de acessibilidade ao produto a qualquer hora do dia sem que se faça mais gastos com publicidade.
O impacto das mídias sociais na opinião das pessoas é muito grande. O maior problema, no entanto reflete Baldo é como gerir a marca nestes meios. Oitenta e sete por cento das ações das marcas nas mídias sociais foram mal sucedidas. Oitenta e nove por cento das campanhas de sucesso foram feitas por apenas 7% das agências de relações públicas. “Entretanto há uma tendência de crescimento do Mercado de marcas na internet. Uma vez que 4 em 5 marcas apostam na web 2.0."