ISSN 2359-5191

02/02/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 07 - Educação - Faculdade de Direito
Arte não se ensina, se aprende

São Paulo (AUN - USP) - Nas artes, a função social da pós-graduação, segundo o professor e gravurista Evandro Jardim se relaciona não só com o conhecimento de história da arte, mas com a arte em si e com a educação poética visual. E a escola de arte só pode ensinar a técnica, não a sentir ou a se expressar de maneira artística.

Para ele, no processo de formação do artista, o conhecimento da técnica é necessário para dar vazão à vocação. Mas não mais essencial do que o sentimento deste em querer externalizar sua concepção de mundo, seu conhecimento sensível. Pois o artista age no plano das representações de uma linguagem singular adquirida ao longo da vida por meio da qual busca se posicionar no mundo.

O estudo da história da arte, dos momentos históricos e dos estilos estéticos não se desvinculam da praxis. Mas ñao há um modelo fechado a se propor ao pós-graduando. Jardim reflete que cabe ao orientador levar o estudante a ver o que faz e porque faz.

A natureza didática do orientador em artes plásticas não pode se utilizar dos mecanismos da construção linguística. Pois a arte requer da técnica a capacidade artesanal de se utilizar de imagens materiais concretas para explicar relações imateriais e sensíveis.

Jardim reflete que é nefasto quando um professor de artes chega a um aluno e pede que esqueça tudo o que aprendeu. O aprimoramento pessoal do artista está justamente em seu olhar individual. Há a necessidade de que este se aproxime do mundo afim de se projetar na obra com sua própria linguagem; se expor a críticas e entendê-las como um bem a seu crescimento.

No mundo das artes, “a escola pode unicamente proporcionar experiências, ensinar ao aluno a utilizar critérios de aproximação e entendimentos. Educá-lo quanto ao rigor artístico. Já o espírito crítico que é a projeção do humor quanto a simpatias e antipatias só cabe ao próprio artista."

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br