ISSN 2359-5191

06/02/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 09 - Educação - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Pesquisa revela influência das telenovelas no comportamento da população

São Paulo (AUN - USP) - Apesar da queda da audiência nos últimos anos, as telenovelas ainda exercem uma enorme influência no comportamento do público brasileiro. Um capítulo diário, por exemplo, tem audiência média de mais de dois milhões de pessoas. Mas uma pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) mostra que, além do acompanhamento de perto por um número considerável de telespectadores, as telenovelas tornaram-se uma referência de valores, emoções e sentimentos vividos no cotidiano da população, revelados e retratados na vida dos habitantes.

Na sociedade midiática, a televisão aparece como um dos meios de comunicação mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Entre os programas apresentados pela TV, a telenovela cumpre hoje um papel social, que vai além da diversão e do entretenimento. Ao abordar temas presentes no cotidiano e na mídia, a telenovela resignifica esses temas, inserindo-os, constantemente, na trama ao longo da exibição, a fim, até, de aumentar esse diálogo com a realidade.

No trabalho em questão, dirigido pela pesquisadora Jane Aparecida Marques, os estudos estão focados nas influências exercidas na cidade de São Paulo: “Situamos o espaço para melhor compreensão dos respondentes que foram investigados, para depois apresentarmos a parte empírica do trabalho junto ao público telespectador paulistano, buscando relacionar as reiterações e confluências manifestadas nos discursos acerca da telenovela”. A partir disso, Marques percebeu que a telenovela, principalmente as que trazem em sua trama a cidade de São Paulo como cenário, é um verdadeiro espelho da sociedade contemporânea e um elemento cultural da metrópole. “Com entrevistas pessoais, feitas com paulistanos, recuperamos enunciados e reiterações que explicam a relação do público telespectador com a telenovela e o que ele guarda na memória sobre esse produto ficcional brasileiro. O resultado é que o público paulistano guarda muito”, conta ela.

O objetivo, a princípio, era mostrar a telenovela como geradora de sentidos do imaginário da metrópole. “Procurávamos entender o telespectador como parte constitutiva do que é mostrado na telenovela, mas o resultado alcançado se aproxima mais de uma realidade em que a telenovela é parte constitutiva da vida do telespectador”, explica Marques. Para ela, a telenovela é muito mais do que um produto de massa, de entretenimento ou de passatempo. Como texto, ela comunica, carrega elementos que indicam o contexto em que foram produzidos, e carregam mensagens, podendo, perfeitamente, ser consideradas um texto da cultura, da constante troca de informações efetuadas pelos textos em circulação que compõem o patrimônio cultural brasileiro.

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