ISSN 2359-5191

16/02/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 12 - Economia e Política - Escola de Educação Física e Esporte
EEFE tem grupo de pesquisa em Administração Esportiva
Professora da Escola de Educação Física e Esporte coordena grupo de pesquisa sobre gestão esportiva, marketing de empresas que investem no esporte, o perfil do gestor, entre outras temáticas

São Paulo (AUN - USP) - A gestão esportiva é uma área de constante crescimento no país, graças aos estudiosos do assunto. Na Escola de Educação Física e Esporte, a professora Flávia da Cunha Bastos lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva, que surgiu há 9 anos.

Formada desde 1977 em Educação Física, na própria EEFE-USP, Flávia sempre teve interesse na gestão esportiva, apesar das poucas fontes de conhecimento da área no Brasil, na época. Os primeiros contatos acadêmicos com a temática só vieram no mestrado: “Tive, na pós-graduação, apenas uma disciplina, de professores que vieram da Alemanha falar sobre isso, mas era muito inconsistente e não tinha muito campo aqui.”

Flávia trabalhou com administração esportiva no Esporte Clube Pinheiros de São Paulo. Concomitantemente, a área foi crescendo e se desenvolvendo no meio acadêmico. Em 1981, prestou e foi aprovada em concurso para lecionar uma disciplina dessa temática na EEFE: “Menções Econômicas e Administrativas do Esporte”.

Com o crescimento dos estudos sobre gestão esportiva, a professora buscava uma forma de se manter atualizada e muitos ex-alunos de Educação Física voltaram a estudar, para complementar sua graduação, já que o mercado demandava profissionais com esse conhecimento. Dessa forma, o grupo acabou sendo criado para atender o interesses de ambas as partes: “Quando voltei pra cá, até por ter conhecimento da prática e porque tinha trabalhado com gestão, eu estudei para desenvolver mais três disciplinas na Escola. Com mais esse impulso dos alunos, foi um motivo a mais para estudar o assunto. Foi um casamento de uma necessidade minha como docente, para me aperfeiçoar para continuar na carreira, e o interesse dos alunos em estudar esses temas.”

As linhas de pesquisa são variadas e estudam temas como estratégias de gestão de empresas esportivas, marketing de empresas que investem no esporte, o perfil do gestor e como o Brasil entende a gestão.

Atualmente, Flávia conta que os participantes do grupo têm vários perfis. A maioria são ex-alunos, visando a complementar a graduação, ou profissionais da área que ficaram sabendo da existência e atividades do grupo. Existem ainda alguns pesquisadores de iniciação científica e de outras unidades e áreas.

As reuniões são quinzenais, às segundas-feiras, das 20h30 às 22 horas. Para participar, os interessados devem entrar em contato via e-mail (flaviacb@usp.br) ou telefone, preferencialmente no começo do ano, quando se definem as linhas de pesquisa individuais e em grupo: “A princípio convido para vir a uma primeira reunião, assim a pessoa já explica a sua ideia, se é mais desenvolver projetos, estudar ou pesquisar.”

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br