São Paulo (AUN - USP) - São Paulo (AUN – USP) - O Museu de Arte Contemporânea da USP - MAC - deu início no dia 10 de abril ao evento MAC Conversa com Artistas no auditório do prédio da Cidade Universitária. São palestras que acontecem desde 2010 e procuram trazer artistas jovens voltados à arte contemporânea.
Este ano houve uma mudança na proposta do evento. Haverá a presença de artistas renomados, como Nelson Leirner e Carlos Alberto Fajardo, professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Segundo o curador do evento, Tadeu Chiarelli, essa mudança surgiu depois da incorporação de obras de novos artistas ao acervo do Museu.
A primeira palestra foi ministrada por Júnior Suci, artista formado no curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Unesp e que produz obras apenas há cinco anos. Em seus trabalhos, Júnior procura passar o movimento dos gestos que observa nas pessoas. Conta que ao ver algum gesto, como, por exemplo, sinais de superstições, tenta reproduzir com seu próprio corpo e a partir daí cria seus desenhos.
O artista se revela um defensor do desenho como obra final e não apenas como rascunho. “Gosto da ideia do desenho ter vida própria, que fosse ele mesmo e não virasse pintura”, diz. Procura sempre trabalhar com o pequeno formato e materiais simples em seu traçado leve, que passa a impressão de estar em movimento. “Brinco que meus desenhos parecem uma imagem de VHS pausada, na qual a imagem fica trêmula.” Em sua obra, mostra a importância que o objeto possui diante da necessidade humana em relação a eles e, para isso, desenha partes do seu corpo tendo contato com algum objeto.
Chiarelli diz que o nome do artista para esse evento surgiu nas discussões realizadas pelo Grupo de Estudos em Crítica e Curadoria da ECA, o qual levanta questões que se associavam às obras de Júnior Suci, além do fato de ter sete obras pertencentes ao acervo do museu. É por meio dessas discussões, que escolhem os nomes dos artistas para esse encontro.
No início, as conversas eram realizadas apenas com o grupo, mas decidiram abrir para o público. “É nesse ponto que a Universidade tem a ganhar, pois é a chance de revelar ao público novos artistas e os trabalhos que estão sendo realizados pelos alunos das Artes Plásticas”, disse Tadeu.
O evento acontece todas as terças-feiras até o dia 26 de junho no auditório do MAC e toda a programação pode ser conferida no site http://www.mac.usp.br/mac.