São Paulo (AUN - USP) - Entre os dias 30 de maio e 1˚ de junho, aconteceu no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) o Soto 70: IV Workshop em Sistemas Dinâmicos. O evento é uma homenagem a Jorge Sotomayor, professor recém-aposentado do IME, por ocasião de seu septuagésimo aniversário. Além dos colegas brasileiros, o workshop contou com a participação de muitos pesquisadores estrangeiros, de instituições como a Universidade de Bristol e o Georgia Institute of Technology.
O evento tem como tema os sistemas dinâmicos, que são aqueles que evoluem com o andar do tempo e podem ser encontrados nos mais diversos ramos da ciência, desde a ecologia à economia. A área da matemática aplicada que trata especificamente desses sistemas busca prever e compreender essas evoluções, para isso se valendo de conhecimentos variados como a álgebra, a probabilidade e a geometria.
Seminários tratando de sistemas dinâmicos são quase uma rotina no IME: no ano de 2012, eles têm sido realizados semanalmente pelo Departamento de Matemática Aplicada. Para os organizadores do Soto 70, porém, a priorização das tendências mais recentes na área de sistemas dinâmicos esteve entre as principais preocupações.
A ideia de organizar o evento já é antiga, e partiu de colegas e ex-alunos de Sotomayor. “Quando me comunicaram a decisão de realizá-lo, pedi-lhes uns cinco anos de prazo, pois assim poderia concluir alguns trabalhos que considero importantes para dar um fecho e conectar alguns cabos soltos no conjuto de minhas publicações”, diz o professor.
A baixa expectativa em relação ao público foi outro motivo que levou Sotomayor a querer adiar a realização do evento. “Pensava que ninguém apareceria, mas os otimistas organizadores foram unânimes pela negativa da prorrogação.”