São Paulo (AUN - USP) - O Museu de Anatomia Veterinária (MAV) passou por algumas reformulações em suas exposições e acertou um acordo para parcerias de estágios e monitorias com estudantes da Universidade de São Paulo. A exposição, intitulada Dimensões do corpo: da anatomia à microscopia, conta com algumas significativas mudanças, entre elas está a organização de algumas pequenas exposições temáticas que foram realizadas com a ajuda de alguns alunos da própria Veterinária. Isso colabora para melhorar a qualidade do museu para os visitantes.
Outra novidade da exposição é uma vitrine de quatro metros de comprimento por três de altura que relaciona hábitos alimentares das aves e suas respectivas anatomias. Os animais estavam expostos aleatoriamente e a organização foi feita pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP. O museu ainda projetos sobre osteologia canina, circulação sanguínea e um estudo sobre o desenvolvimento dos mais diversos tipos de ovos.
O MAV também possui alguns monitores bolsistas dos mais variados cursos da USP. Entre as funções deles estão o auxílio no preparo de peças para o museu, nos projetos internos e no atendimento às escolas visitantes. Os interessados pelas bolsas podem candidatar-se por meio do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP.
Cacareco: o rinoceronte eleito que nunca assumiu
No ano de 1959 a população paulista estava irritada com a Câmara Municipal. Alguns slogans dos políticos eram simplesmente inacreditáveis. Havia um vereador, extremamente gordo, cujo slogan era “vale quanto pesa”. Outro aparecia com uma onça e dizia: “Eleitor inteligente vota no amigo da onça”.
Em meio a esse cenário político, havia um hipopótamo roubando a cena nas manchetes. Cacareco, que apesar do nome era uma fêmea, foi emprestado do Rio de Janeiro para o Zoológico de São Paulo. O jornalista Itaboraí Martins resolveu brincar, lançando a candidatura do animal para vereador. Mas foi nesse momento que o inesperado aconteceu.
Naquela época o voto era realizado em cédulas de papel, assim os eleitores podiam votar em quem bem entendessem. A adesão pela candidatura do rinoceronte foi enorme, inclusive algumas pessoas saíram à rua para defendê-la, e Cacareco recebeu por volta de 100 mil votos. Só para se ter uma idéia da grandiosidade do número, o partido que elegeu a maior bancada teve 95 mil votos ao todo.
Entretanto, dois dias antes da eleição o animal foi devolvido para o zoológico do Rio de Janeiro. O rinoceronte eleito faleceu, poucos anos depois, antes mesmo de completar 10 anos de idade. A carcaça do Cacareco, “o rinoceronte vereador”, está entre as atrações do MAV, localizado no bairro do Butantã, Cidade Universitária, São Paulo – SP.
A entrada custa R$6,00, porém é gratuita para comunidade USP, crianças de até 6 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, acompanhantes de grupos e alunos da rede pública com visita agendada; membros do ICOM BR; e na primeira terça-feira do mês.