São Paulo (AUN - USP) - Uma ideia só tem valor quando colocada em prática. É nisso que acredita Roberto Fermino, fundador do site de venda de serviços Help in, que participou de um evento do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) para contar sua experiência para alunos da USP e outros convidados. Para ele, o empreendedorismo é uma ação conjunta entre aqueles que têm novas ideias e o mercado.
Fermino explica que vários dos negócios que hoje atingem sucesso nasceram como uma solução para um problema. Empreender não é somente uma fonte de renda, mas, sim, a construção de um negócio em cima de uma possibilidade identificada.
Ele questiona a eficiência da maneira considerada correta de começar um negócio: partir da ideia, fazer um plano de negócio estudando as tendências do mercado, apresentá-lo a possíveis investidores, e só depois iniciar a execução. “Se fosse fazer primeiro um Plano de Negócio talvez não tivesse executado minha ideia até hoje”, explica. Fermino insiste que quando se tem uma ideia ela deve ser colocada em prática o mais rápido possível, assim o plano inicial será adaptado àquilo que funcionar. Ele conclui: “Se você teve uma ideia e acredita que seja boa, comece no dia seguinte”.
Essas ideias não precisam ser algo que não existia previamente, mas algo que não fora pensado como um negócio, ou como solução para um problema. Assim, o diferencial é a execução do projeto, e não o pensamento em si. Fermino enfatiza, também, que o sucesso não é imediato, e sim resultado de um longo, e muitas vezes trabalhoso, processo. Ele dá o exemplo de Aleksandar Mandic, fundador do IG, que iniciou seu provedor de internet comercial em um quarto de sua casa, tendo puxado sozinho um cabo de telefone do poste até o sétimo andar, onde morava.
Um dos temores apresentados pelos alunos que compareceram ao encontro foi que essa mudança na forma de se aplicar o empreendedorismo, avançando direto para a execução, pudesse expor suas ideias e aumentasse o risco de que essas fossem roubadas. Fermino, no entanto, explica que esse é um risco que todos correm ao começar um negócio, e que as boas ideias invariavelmente serão seguidas pelo mercado. Mas ele completa: “Se eu apresentar uma ideia, e você também for executá-la, os resultados certamente serão diferentes. Não importa que a ideia inicial seja a mesma, o produto final nunca será igual”.