São Paulo (AUN - USP) - Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, os arquitetos de São Paulo estarão reunidos para discutir sobre técnicas italianas de restauração, por conta das conferências do professor Giuseppe Basile na cidade. Giuseppe Basile é o atual diretor do serviço de intervenções em Bens Culturais do Instituto Central de Restauração de Roma (ICR) e fará duas conferências em São Paulo a serem realizadas no dia 30, às 19h no CPC/USP, e no dia 31, às 9h na FAU-Maranhão.
As palestras tratarão dos temas “Permanência e Atualidade da Teoria de Cesare Brandi nas intervenções do Instituto Central de Restauração de Roma”. Cesare Brandi, que foi professor de Basile, foi um dos fundadores do Instituto Central de Restauração, em 1939, e o dirigiu durante cerca de vinte anos. Ele procurou, através dos preceitos teóricos elaborados por ele e de uma contínua verificação prática, dar à restauração um caráter de campo disciplinar autônomo, integrando-o à história e à crítica, sem jamais descuidar dos aspectos materiais das obras de arte. Até então, a restauração era feita de forma empírica e intuitiva por artesãos sem formação adequada para a função.
As palestras tratarão do tema das intervenções do Instituto de maneiras distintas. A primeira será voltada a um público mais amplo, ilustrando os mais importantes princípios da Teoria de Brandi através de exemplos extraídos de restauros recentes realizados pelo ICR. A palestra a ser realizada na FAU Maranhão será voltada para os alunos da pós-graduação da FAUUSP e também aberta a profissionais interessados, e será estruturada a partir da análise das variadas questões que surgem em uma restauração, dando continuidade, retomando e aprofundando alguns dos temas apresentados na primeira conferência. Essa palestra será seguida de um seminário de discussões. Ambas as conferências serão proferidas em espanhol, sem tradução.
O Instituto Central de Restauração, órgão vinculado ao Ministério dos Bens Culturais Italiano, é um centro de referência mundial no campo da restauração. A atuação do Instituto na formação de profissionais, nas restaurações efetuadas e na produção teórica, bem como a relevância das obras de arte sobre as quais trabalham e a excelência dos resultados obtidos, fazem com que seja um dos melhores centros de restauração do mundo. E tanto as teorias quanto a prática de atuação do Instituto estão fundamentadas nas proposições de Cesare Brandiram e seus aprofundamentos.
A vinda do Professor Basile ao Brasil é de enorme importância para analisar uma linha teórica continuamente experimentada na prática em um país que é uma referência fundamental no campo. Apesar da diversidade das realidades atuais, brasileira e italiana, ainda assim existem muitos pontos em comum. Por exemplo, a necessidade de se trabalhar de modo fundamentado, através de uma metodologia , mesmo na diversidade de situações e na variedade dos meios a serem postos em prática. Tais questões são de grande atualidade e relevância para uma atuação consciente e responsável das várias profissões envolvidas no campo da preservação, entre elas a de arquiteto, sobre o patrimônio legado por outras gerações, que deve ser transmitido, da melhor maneira possível, para o futuro.